Realidade Aumentada Aplicada a Visualização Espacial de Conceitos Relacionados à Projeção Ortogonal

  • Eugenio Fossile Filho Universidade Federal do Paraná
  • Anderson Roges Teixeira Góes Universidade Federal do Paraná
  • Alex de Cassio Macedo Professor da rede estadual de educação do Estado do Paraná
  • Heliza Colaço Góes Instituto Federal do Paraná
Palavras-chave: Realidade Aumentada. Tecnologia educacional. Projeção ortogonal. Expressão Gráfica.

Resumo

Este texto apresenta a avaliação de um material didático interativo, desenvolvido com a tecnologia Realidade Aumentada (RA), cujo objetivo é facilitar a visualização tridimensional de objetos e apoiar o ensino e aprendizado de conceitos de Projeções Cotadas. Na concepção do desenvolvimento do material didático, a tecnologia no ambiente escolar é considerada parte do processo de ensino e aprendizagem, não sendo tratada como complementar ao ensino como ainda presenciamos na educação brasileira. São apresentadas considerações sobre o desenvolvimento do material didático impresso e do aplicativo em RA, bem como, a avaliação de usabilidade e aceitação da tecnologia por estudantes egressos da disciplina que aborda conceitos de Projeções Cotadas no curso de bacharelado em Expressão Gráfica da Universidade Federal do Paraná. Para a avaliação da usabilidade e aceitação da RA, foram utilizados questionários nos quais os participantes expressaram suas impressões em relação à integração desta tecnologia como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados mostram que os participantes avaliam positivamente o uso  dessa tecnologia, apontando benefícios e demonstrando a viabilidade de aplicação do material desenvolvido em turmas regulares.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
30-05-2020
Como Citar
Fossile Filho, E., Góes, A. R. T., Macedo, A. de C., & Góes, H. C. (2020). Realidade Aumentada Aplicada a Visualização Espacial de Conceitos Relacionados à Projeção Ortogonal. Abakós, 8(1), 03-19. https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2020v8n1p03-19
Seção
Artigos completos / Full papers