O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • É responsabilidade dos autores garantir que as figuras e ou imagens do manuscrito têm permissão de utilização das fontes ou não possuem direito autoral.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, RTF ou PDF e não ultrapassa o limite de 5MB.
  • Todos os co-autores devem ser inseridos no momento da submissão. Não será possível inseri-los após o início do processo de avaliação.
  • É responsabilidade dos autores garantir que as figuras e ou imagens do manuscrito têm permissão de utilização das fontes ou não possuem direito autoral.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Para permitir a revisão por pares cega, deve-se omitir os nomes e afiliações dos autores bem como de citações e referências para artigos publicados pelos mesmos.
  • O trabalho submetido não se utilizou de pesquisa com seres humanos ou, se ela foi realizada, cumpriu o que determina a Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS 196/96 - http://conselho.saude.gov.br/biblioteca/livros/Normas_Pesquisa.pdf).

Diretrizes para Autores

Orientações gerais

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão rejeitadas.

  1. Todas as submissões devem seguir a formatação e requisitos bibliográficos apresentados no template disponível para LaTex ou Microsoft Word.
  2. Os templates Word e LATEX para artigos da Abakós estão disponíveis em: Template - Português - Word; Template - English - Word; Template - Português - Latex;Template - English - Latex
  3. Os manuscritos poderão ser submetidos em português ou em inglês.
  4. A Revista Abakós aceita manuscritos nos seguintes formatos: 1) artigos; 2) tutoriais; 3) comunicações; 4) resenhas e resumos. Há normas específicas que devem ser seguidas para cada tipo.
  5. O Comitê Editorial poderá solicitar a reclassificação de trabalhos submetidos. Os autores serão notificados e deverão se manifestar sobre a aceitação ou recusa dessa indicação.

Normas Adicionais por Tipo de Manuscrito

Para cada tipo de manuscrito há normas específicas que devem ser seguidas.

1 - Normas para submissões de *ARTIGOS*

Conteúdo: Artigos completos devem apresentar resultados de pesquisas ou de estudos de caso. Limite de páginas: Mínimo de 10 páginas e máximo de 25 páginas.

2 - Normas para submissões do tipo *TUTORIAL*

Conteúdo: Tutoriais devem apresentar, de forma didática, conceitos, teorias e processos relativos a um determinado assunto. Limite de páginas: Mínimo de 15 páginas e máximo de 25 páginas.

3 - Normas para submissões do tipo *COMUNICAÇÕES*

Conteúdo: Comunicações podem apresentar resultados preliminares de pesquisas ou de estudos de caso, sínteses de eventos acadêmicos, textos de provocação ao debate, entrevistas e outros trabalhos que não se enquadram em outras seções. Limite de páginas: Máximo de 15 páginas.

4 - Normas para submissões do tipo *RESENHAS E RESUMOS*

Conteúdo: As resenhas devem se referir a  livros publicados há, no máximo, 3 (três) anos. Resumos podem se referir a teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso defendidos em instituição de ensino superior há, no máximo, 3 (três) anos. Limite de páginas: Máximo de 5 páginas.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO POR PARES

A Figura apresentada abaixo resume o processo de revisão de manuscritos na Revista Abakós.

Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, para submissões à revista, deve-se tomar os seguintes cuidados para não revelar a identidade de autores e avaliadores durante o processo. Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

  1. Os autores do documento excluíram do texto nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo, etc.
  2. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento.
  3. Em PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento.

A análise de adequação ao escopo da revista, aderência às normas apresentadas em  Diretrizes para Autores é realizada pelo editor, com consulta aos editores gerentes, tão logo a submissão é recebida. Apenas submissões que não forem rejeitadas nessa análise preliminar são submetidas à revisão por pares. Na revisão por pares, os revisores avaliam os pontos fortes e fracos do trabalho em termos do escopo, mérito científico, qualidade da apresentação e qualidade da fundamentação na literatura científica.

Uma vez que o artigo tenha sido aceito para publicação é permitido aos autores a publicação do pré-print em plataformas como “SciELO Preprints”  e “arXiv.org e-Print archive”. A publicação, no site da revista, da versão final do artigo ocorre na ocasião da publicação da edição semestral,  geralmente nos meses de maio e novembro de cada ano.

As normas de publicação da Abakós são as normas de publicação de artigos da PUC Minas, disponíveis em: Orientações para elaboração de artigo científico

  • Configuração de página: formato A4 (21,0 cm x 29,7 cm), orientação “retrato”, com as seguintes margens: superior e esquerda igual a 3 cm e inferior e direita igual a 2 cm.
  • Alinhar a margem direita.
  • Utilizar fonte "Times New Roman" tamanho 12.
  • Os textos deverão ser digitados em espaço 1,5 entre linhas.
  • Entre os títulos de capítulos, seções e subseções e seu texto e entre o texto que o antecede, deverão ser deixados dois espaços de 1,5.
  • Os parágrafos deverão ser recuados a 1,25 da margem esquerda, sem espaços entre parágrafos.
  • As citações longas, notas de rodapé, referências, legendas de ilustrações e tabelas deverão ser digitados em espaço simples.
  • Citações curtas (até três linhas) serão inseridas no parágrafo. A citação textual deverá ser apresentada entre aspas, com indicação do autor, data e página e a citação livre, sem aspas, com indicação do autor, data. O número das páginas será opcional.
  • Citações longas (mais de três linhas) deverão ser apresentadas em fonte de tamanho 10, com recuo de parágrafo de 4 cm, espaçamento simples, sem aspas, com indicação do autor, data e página.
  • Chamada das citações, se estiverem incluídas no parágrafo, deverão ser em letras minúsculas. Caso contrário, dentro dos parênteses em letras maiúsculas. Por exemplo: conforme Silva (1999, p.43) ou (SILVA, 1999, p.43).
  • Tabelas e figuras possuem numeração independente, que deverá ser feita sequencialmente, em algarismos arábicos, na ordem em que forem citadas no texto. A identificação da ilustração ou da tabela deverá ser inserida na parte superior, centralizada e em negrito, contendo nome específico da ilustração ou da tabela (primeira letra da primeira palavra em maiúscula e as demais em minúscula), número, travessão e título.
  • As legendas das tabelas e figuras (notas explicativas) e fonte deverão ser inseridas na parte inferior das ilustrações, centralizadas, em negrito, com letras em tamanho 10.
  • As referências deverão seguir as regras da ABNT e PUC Minas, ou seja, deverão ser apresentadas em ordem alfabética, alinhadas somente à esquerda, com espaçamento simples entre linhas e separadas por 2 espaços simples. O título dessa seção deverá ser centralizado, não numerado.
  • Todas as páginas do trabalho deverão ser numeradas.
  • As alíneas deverão ser alinhadas a esquerda e digitadas em espaço 1,5. Deverão ser precedidas por dois pontos ( : ) e cada uma das subdivisões serão designadas por letras: a), b), c), etc. e deverá começar por letra minúscula e terminar em ponto-e-vírgula, exceto a última que terminará com ponto. Para as subdivisões dentro das alíneas deverão ser usados símbolos. Recomenda-se utilizar sempre os mesmos símbolos em todo o texto.
  • A Comissão editorial se reservará o direito de introduzir alterações nos originais, visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, porém, o estilo e as opiniões dos autores.

Estrutura dos artigos completos e tutoriais

Os artigos deverão ser organizados em:

  • Título no idioma do artigo – no alto da página, centralizado, com fonte Times New Roman, tamanho 16, em negrito, com espaçamento .
  • Título traduzido para inglês, se o idioma do artigo for o português ou vice-versa – logo abaixo do título original, centralizado e com fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito
  • Autoria – nome completo dos autores. Em nota de rodapé deverão aparecer a descrição de função e nome da instituição ao qual pertencem, endereço de contato e endereço eletrônico.
  • Resumo/Palavras-chave (e respectivos Abstract/Keywords) – o resumo deverá ressaltar o objetivo, o método, resultados e conclusões do trabalho e conter 150 a 250 palavras ou 10 linhas no máximo. Para o título, deverá ser utilizada fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito. Para o texto do resumo, fonte Times New Roman, tamanho 10, com espaçamento simples. Deverão ser apresentadas de 3 a 5 palavras-chaves, escritas em minúsculas, separadas entre si por um ponto.
  • Corpo do texto (introdução, desenvolvimento, conclusão) – Os títulos dos capítulos e seções deverão ser digitados alinhados a esquerda. O corpo do texto deverá ser estruturado de acordo com o sistema de numeração progressiva (NBR 6024/2003), da forma descrita abaixo:

1 SEÇÃO PRIMÁRIA (CAIXA ALTA, NEGRITO, TAMANHO 12)

1.1 Seção secundária (Caixa baixa, negrito, tamanho 12)

1.1.1 Seção terciária (Caixa baixa, itálico, negrito, tamanho 12)

1.1.1.1 Seção quaternária (Caixa baixa, sublinhado, negrito, tamanho 12)

1.1.1.1.1 Seção quinária (Caixa baixa, sem negrito, tamanho 12)

  • Agradecimentos (quando for o caso)
  • Referências bibliográficas – As referências deverão ser apresentadas em uma ordem alfabética pelo SOBRENOME do primeiro autor, alinhadas somente à esquerda.  As referências deverão seguir as normas da ABNT e da PUC Minas. Não deverão ser usados traços ( _______. ) para sobrenomes repetidos.

Estrutura das comunicações, resenhas e resumos

As comunicações, resenhas e resumos não necessitarão seguir os requisitos exigidos para artigos completos. Os itens presentes deverão seguir as exigências de artigos, apresentadas na seção anterior.

Política de Privacidade

DECLARAÇÃO DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

COMPROMISSO ÉTICO

Os editores e pareceristas que atuam na revista se comprometem a:

  • Avaliar imparcialmente os trabalhos submetidos dedicando-se ao seu conteúdo, sem discriminação de qualquer natureza.
  • Manter a confidencialidade dos manuscritos durante e após o período de avaliação, caso ocorra rejeição do trabalho.

Os pareceristas se comprometem também a:

  • Informar imediatamente aos editores, caso detectem que o manuscrito submetido a avaliação contenha material já publicado – pelo autor ou por terceiros.

Os autores se responsabilizam integralmente pela veracidade e idoneidade de sua pesquisa e garantem que as metodologias utilizadas, seja com animais ou seres humanos, estejam em acordo com o Comitê de ética de sua instituição.

Os autores se responsabilizam pelos direitos autorais de imagens, vídeos ou outros elementos que componham o seu artigo. Os autores ficam obrigados a comunicar ao periódico, quaisquer retratações ou correções de erros posteriores à publicação.

Política de má conduta

Em caso de má conduta em algum trabalho submetido para publicação, este será desqualificado em qualquer estágio do processo. 

Caso seja detectada má conduta em algum trabalho já publicado na Abakós, o mesmo será excluído da edição e os autores serão notificados.