ODE ÀS “PEDRAS PISADAS DO CAIS”:
propostas para uma teoria crítica do direito a partir da memória do racismo no Brasil
Resumo
Inspirado na canção “Mestre-Sala dos Mares” (João Bosco e Aldir Blanc) esse artigo propõe a necessidade de uma leitura crítica e decolonial da história oficial brasileira e da sua decorrente teoria dos direitos humanos. A partir dos aportes da teoria da memória política, de Walter Benjamin, e tendo como objeto privilegiado de análise a permanência da violência social e político-estatal contra a população negra no Brasil, esse artigo pretende chamar atenção para os efeitos perversos da construção política da memória, da história e do Direito, feitar por aqueles que não cessaram de vencer. Nesse sentido, o enredo da canção servirá de pano de fundo para propormos uma nova versão da história, do Direito, da Política que tenha em conta a memória dos vencidos e consequentemente seja mais justa, próxima e adequada às expectativas e necessidades desses.
Downloads
A inscrição de algum trabalho implica a cessão de direitos autorais à Revista, comprometendo-se o autor a não enviar o artigo para outro veículo antes da data prevista para publicação.