VULNERABILIDADE DE MULHERES ENCARCERADAS:
fatores educacionais no panorama brasileiro
Resumo
Esta pesquisa analisa a vulnerabilidade educacional de mulheres encarceradas, sob o viés da Criminologia da Libertação. Sustenta-se a necessidade de uma Criminologia desde a América Latina, aplicada aos contextos do cárcere brasileiro, a fim de buscar uma alternativa ao controle social imposto pela “Velha Criminologia” tradicional. Tem como pressuposto compreender como essa proposta criminológica, aplicada ao Brasil, repercute na vulnerabilidade educacional de mulheres encarceradas, pois acredita-se que essa abordagem pode atenuar as desigualdades vivenciadas no cárcere. Investiga, num primeiro momento, sob a perspectiva de epistemologias emergentes, examinar as possibilidades de uma Criminologia latino-americana, especialmente a Criminologia da Libertação. Por fim, investiga-se o direito social à educação e sua repercussão no encarceramento de mulheres, através do contexto histórico educacional do Brasil e a legislação cerca da educação no cárcere. No que concerne às escolhas metodológicas, trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utiliza o método dialético e como técnica, a análise de conteúdo em documentos.
Downloads
A inscrição de algum trabalho implica a cessão de direitos autorais à Revista, comprometendo-se o autor a não enviar o artigo para outro veículo antes da data prevista para publicação.