INTRODUÇÃO AO WELFARE STATE: CONSTRUÇÃO, PILARES ESTRUTURAIS E SENTIDO CIVILIZATÓRIO

  • Maurício José Godinho Delgado MESTRADO DE DIREITO DAS RELAÇÕES SOCIAIS E TRABALHISTAS DO UDF https://orcid.org/0000-0001-5883-1438
  • Lorena Vasconcelos Porto Universidade Federal do Espírito Santo
Palavras-chave: DIREITO

Resumo

O presente artigo objetiva analisar três aspectos relevantes do Welfare State, também denominado Estado de Bem-Estar Social: sua construção histórica na Europa Ocidental; suas características mais relevantes e distintivas (aqui identificados como pilares estruturais); e o seu sentido civilizatório, quer como instrumento de concretização da Democracia, em sua abrangência multidimensional, quer como instrumento de controle das distorções antissociais que o sistema capitalista tem apresentado em sua evolução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício José Godinho Delgado, MESTRADO DE DIREITO DAS RELAÇÕES SOCIAIS E TRABALHISTAS DO UDF

Professor Titular do Mestrado em Direito do UDF - DF. Ex-Prrofessor da Faculdade Mineira de Direito da PUC-MG. Ex-Professor da UFMG. Ministro do Tribunal Superior do Trabalho desde 2007, tendo sido Desembargador do TRT - MG entre 2004-2007 e Juiz do Trabalho desde 1989. Advogado de 1976 até 1989. Autor de artigos e livros acadêmicos na área do Direito Constitucional, Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho e Ciência Política.

Publicado
06-12-2019
Seção
Direito e Democracia na sociedade contemporânea