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Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 12MB)
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

Diretrizes para Autores

PREPARO DO MANUSCRITO

Página de título – deve ser enviada como um arquivo separado do arquivo do corpo do texto através do sistema de submissão on-line, devendo conter:

  • Título do manuscrito em português e inglês.
  • Nomes dos autores em ordem direta, afiliações, instituições, cidade, estado e país.
  • Endereço completo do autor correspondente, incluindo telefone e e-mail.
  • O ID do autor Scopus (número ORCID) de todos os autores. Pode ser obtido em: https://orcid.org/register . A URL completa deve ser informada. Ex: http://orcid.org/0000-0001-1234-5678
  • É necessário informar que todos os autores participaram ativamente na concepção do manuscrito, revisaram e aprovaram a versão final.

Texto principal – enviado em arquivo word separado da página de título.

  • Título
  • Resumo estruturado (contendo objetivo, métodos, resultados e conclusão) e palavras-chave
  • Abstract e Key-words
  • Introdução, materiais e métodos, resultados, discussão, conclusão
  • Referências estilo Vancouver

O estilo dos Requisitos Uniformes para Originais submetidos a Periódicos Biomédicos, conhecido como Estilo de Vancouver, foi elaborado pelo Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas – ICMJE e baseia-se, em grande parte, no padrão ANSI, adaptado pela U.S. National Library of Medicine (NLM). Estes dados foram retirados e adaptados, em sua maioria, do documento original que pode ser acessado através do endereço: http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html

Resumo/Abstract:

O resumo deve ser apresentado como um único parágrafo estruturado, limitado a 250 palavras, e deve indicar claramente o objetivo, métodos, resultados e conclusões do estudo.

Palavras-chave:

Os autores devem fornecer de 3 (três) a 5 (cinco) descritores principais escolhidos a partir das palavras-chave registradas no MeSH (Medical Subject Headings) ou DeCS (Health Sciences Descriptors).
Os autores devem utilizar pontos (.) para separar as palavras-chave, que devem ter a primeira letra da primeira palavra em maiúsculo.

Introdução:

Deve-se abordar a relevância do estudo e sua relação com outros trabalhos publicados na mesma linha de pesquisa. Deve ser apresentado a revisão de literatura/estado da arte, justificativa e objetivos do trabalho ao final da seção.

Materiais e métodos:

Exponha com clareza como o estudo foi realizado. O método deve ser detalhado para que as pessoas que tenham acesso aos dados possam reproduzir os resultados. Cite as referências e descrições relacionadas aos métodos e, no caso de métodos estatísticos, por exemplo, defina os termos estatísticos, as abreviações e os símbolos. Especifique os softwares e suas versões utilizadas.
O nome comercial do material utilizado deve ser seguido do fabricante e país, entre parênteses na primeira menção. Todas as abreviaturas devem ser explicadas na primeira menção.

Resultados:

As observações importantes devem ser enfatizadas e os dados estatísticos devem ser relatados. Texto, tabelas e figuras não devem ser repetitivos.

Discussão/conclusão:                                                                     

Nesta seção os resultados são discutidos e relacionados à literatura pertinente, confrontando os pontos discordantes e semelhantes, com suas explicações e correlações, além de desfecho final como conclusão.

NORMALIZAÇÃO TÉCNICA

O manuscrito deve ser digitado da seguinte forma: espaçamento 1,0 em fonte Arial 12 pt, com margens de 3 cm direita e esquerda e 2 cm superior e inferior, em folha A4. Os autores devem manter uma cópia do manuscrito para possíveis solicitações. As páginas não devem ser numeradas.

Figuras e Tabelas:

Figuras:

As ilustrações (fotografias, gráficos, desenhos, quadros, etc.), consideradas figuras, devem ser limitadas ao mínimo possível, numeradas consecutivamente com algarismos arábicos de acordo com a ordem em que aparecem no texto.
Fotografias, e exames de imagem devem ser enviadas em cores originais nos formatos JPG ou TIFF, com largura mínima de 10 cm e resolução mínima de 300 dpi. Deve ser inserido no texto principal. As legendas das figuras devem acompanhar a figura e ser inseridas no texto principal.

Tabelas:

As tabelas devem ser organizadas nos formatos DOC ou DOCX, numeradas consecutivamente com algarismos arábicos. As mesas devem ser abertas nas laterais direita e esquerda. As tabelas devem ser inseridas no texto.

Citação dos autores:

As referências devem ser citadas em ordem numérica crescente.

Autor(es) do artigo. Título do artigo. Título do periódico abreviado. Ano de publicação; volume(número):páginas inicial-final do artigo.

Até 6 autores: mencione todos e acima de 6: informe os 6 primeiros autores, seguidos de at al.

Exemplos:

Zerbini CAR, Pippa MGB, Eis SR, Lazaretti-castro M. Densitometria clinica: posições oficiais 2006. Ver Bras Reumatol. 2007;47(1):25-30.

Para as referências de artigos de periódicos mantenha o título do periódico abreviado. Para periódicos de abrangência internacional consulte o NLM Catalog através do seguinte endreço: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/nlmcatalog/journals

Para periódicos indexados e de abrangência nacional/latino- americanas, consulte o Portal de Revistas Científicas em Saúde no seguinte endereço: http://portal.revistas.bvs.br/

PRINCÍPIOS ÉTICOS E INSCRIÇÕES

Os relatórios de estudos em humanos devem incluir prova de que a pesquisa foi conduzida eticamente com base na Declaração de Helsinque. Além disso, deve ser citado o número do protocolo de aprovação emitido por um Comitê de Ética Institucional.
Os Ensaios Clínicos devem ser relatados de acordo com o protocolo padrão CONSORT Statement. O número de registro do ensaio clínico e o nome do registro da pesquisa serão publicados juntamente com o artigo.
Os estudos observacionais devem seguir as diretrizes STROBE, e o check list deve ser submetido.
Revisões sistemáticas e metanálises devem seguir os protocolos PRISMA ou Cochrane.
Os manuscritos que relatam estudos em animais também devem incluir evidências de que a pesquisa foi conduzida eticamente, e o número do protocolo aprovado emitido pelo Comitê da Instituição de Ética deve ser citado.
Os manuscritos envolvendo organismos geneticamente modificados devem incluir evidências de que a pesquisa foi aprovada pela Comissão Técnica Nacional Local de Biossegurança.

Transferência de direitos autorais – enviado em arquivo separado em formato pdf

O manuscrito submetido para publicação deve ser acompanhado do Termo de Transferência de Direitos Autorais e Declaração de Responsabilidade. Segue modelo:
Os autores transferem todos os direitos autorais do manuscrito intitulado “Título do artigo” em todas as formas e mídias, para o Arquivo Brasileiro de Odontologia caso o artigo seja aceito para publicação. Os autores declaram que o manuscrito atual não foi publicado ou não está sendo considerado para publicação em outro lugar. Os autores declaram que todos os autores aqui listados participaram do desenvolvimento deste estudo/manuscrito e aprovaram seu conteúdo final.

Verifique a lista de arquivos a serem enviados: 

1- Página de títulos

2 - Texto principal

3 - Transferência de direitos autorais

Artigos

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