• DIRETRIZES PARA AUTORES

VirtuaJus – REVISTA DE DIREITO. FACULDADE MINEIRA DE DIREITO. CORAÇÃO EUCARÍSTICO. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS.

 

NORMAS GERAIS DE PUBLICAÇÃO

Apresentação

A Revista VirtuaJus da Faculdade Mineira de Direito do Campus Coração Eucarístico da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, através de publicação semestral, tem por finalidade veicular trabalhos acadêmico-jurídicos e áreas afins que possam contribuir para o aprimoramento da reflexão interdisciplinar em bases críticas.

 

Critérios para Seleção de Artigos

Para publicação serão avaliadas: a originalidade, a pertinência do artigo ao tema proposto pela comissão editorial, a qualidade da metodologia científica utilizada, assim como a adequação às normas editoriais adotadas pelo periódico. Todos os textos serão submetidos à revisão técnica. O teor do conteúdo e a exatidão das citações serão de inteira responsabilidade dos autores.

 

Modalidades de Trabalhos Aceitos

A revista aceitará artigos inéditos nas seguintes línguas: espanhol, francês, inglês, italiano e português. Os textos devem corresponder às seguintes categorias:

  • artigos, compreendendo estudos teóricos com o mínimo de 10 e o máximo de 20 laudas (aproximadamente entre 30.000 e 50.000 caracteres com espaço).
  • resenhas de publicações nacionais ou estrangeiras, revisões bibliográficas, bem como de teses e dissertações. As resenhas de livros devem estar de acordo com a finalidade teórica da revista, e terem tamanho máximo de 5 laudas (aproximadamente 15.000 caracteres com espaço). As resenhas devem se referir a obras recentes com no máximo 2 anos de publicação. No caso de livros publicados em língua estrangeira esse tempo poderá ser reavaliado pelos editores, em função de suas traduções.
  • comunicações. Textos de apresentação em congressos, com tamanho entre 5 a 10 laudas (aproximadamente entre 15.000 a 30.000 caracteres com espaço).

 

Instruções para Publicação de Trabalhos

Os trabalhos devem ser enviados simultaneamente para os seguintes endereços eletrônicos:

virtuajus@gmail.com;

secfmd@pucminas.br

Ou ainda ao próprio site da revista na seção Submissões online:

Xxxxx

 

Preparação do Texto

Os textos devem ser digitados em formato Word, fonte Times New Roman, tamanho 12 (os títulos deverão estar em tamanho 16), espaçamento 1,5 (um e meio) entre as linhas, configuração da página com formatação de 3,0 cm para a margem superior e 2,0 cm para a inferior; 3cm para a margem esquerda e 2,0 cm para a direita, em papel A4 (210 x 297 mm), orientação “retrato”. Páginas numeradas, incluindo a do título no canto inferior direito. O recurso “nota-de-rodapé” do Word só deverá ser utilizado em casos relevantes que não caibam na sequência lógica do texto; todas as citações inseridas no texto deverão ser acompanhadas da referência (AUTOR, data e número da página) da obra da qual foi extraída. Por exemplo: (BOBBIO, 1992, p. 90). As referências bibliográficas completas deverão ser listadas no final de cada artigo. Devem constar da primeira página: a) título do trabalho; b) nome dos autores; c) titulação acadêmica e filiação institucional de cada autor, assim como o e-mail para contato; d) resumo, abstract e palavras-chave. As resenhas de livros devem conter: nome do livro, cidade, editora, número de páginas, nome do autor e do tradutor. As resenhas de dissertações e teses devem conter: título; nome do autor (incluindo em nota de rodapé sua titulação e filiação institucional, assim como endereço e e-mail para contato). Para as resenhas não se pede o resumo do texto nem as palavras-chave.

 

Resumo e Palavras-Chave

Os resumos devem ser de aproximadamente 300 palavras, com 4 palavras-chave.

 

Citações

  1. Citações livres:

Devem vir acompanhadas do sobrenome do autor e data da publicação entre parênteses. Ex.: (DERRIDA, 2007). Obs: Havendo duas ou mais obras citadas do mesmo autor e ano, indicar, após a data, a letra “a” para a primeira e a letra “b” para a segunda citação, e assim sucessivamente. Ex.: (ROSS, 2003a) – (ROSS, 2003b).

 

  1. Citações textuais:

Citações curtas (até três linhas) são inseridas no texto, acompanhadas do sobrenome do autor, data da publicação e página, entre parênteses. Citações longas (mais de três linhas) devem constituir um parágrafo independente, recuado a 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a utilizada no texto, espaço simples e sem aspas, acompanhadas do sobrenome do autor, data da publicação e página, entre parênteses.

 

  1. Citação de fonte secundária (quando inevitável): no corpo do texto, citar autores e datas dos dois textos (exemplo: MONTAIGNE, apud DERRIDA, 2007, p.25).

 

Referências

Referências bibliográficas devem aparecer no final do artigo, em ordem alfabética de sobrenome. A lista de referências deve seguir o modelo dos exemplos abaixo:

 

Livros (um só autor)

ROUSSEAU, Jean-Jacques. O Contrato Social e outros escritos. Tradução Rolando Roque da Silva. São Paulo: Cultrix, 1999.

PLATÃO. As Leis. Tradução e notas e introdução de Edson Bini. São Paulo: EDIPRO, 1999.

REALE. Miguel. Pluralismo e Liberdade. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora Expressão e Cultura,1998.

CAPÍTULOS DE LIVRO

BELTRÃO, Maria. Métodos em arqueologia. In: HEGENBERG, Leônidas; SILVA, Marilúze Ferreira de Andrade e. (Org.). Métodos. 2. ed. São Paulo: EPU, 2005 Cap. 11, p. 91-100.

 

Artigo de Periódico

Um só autor

MARQUES, Bonifácio. Filosofia e cultura. Revista brasileira de filosofia, São Paulo, v.2, n.6, p.10-21, out-dez. 2001.

 

Dois autores

NASCIMENTO, E.M.P.; MAGALHÃES, E. S.. Mitos e Logos no universo platônico. Clássica. Revista brasileira de estudos clássicos, São Paulo, v.15, n.16, p. 37-49, out. 2002.

TROPIA, Ulysses Roberto Lio. A semântica de “epos” no tempo patrístico. Horizonte – revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 5, n. 9, p. 106-128, dez. 2006.

 

Em Formato Eletrônico

RODRIGUES, Carla. Antígona: Lei do singular, lei no singular. Sapere Aude. [online].2012, v.3 n.5 Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/3500>. (Acessado em 23/08/2012).

 

Dissertação

MATTOS, Paulo Henrique Reis de. A concorrência sucessória deferida ao cônjuge supérstite. 2014. 195 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Direito, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. Disponível em:

http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Direito_Mattos PHR_1.pdf. Acesso em: 19 nov.2014.

 

Codificação

BRASIL. Código civil. 8. ed. Lei no. 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Atualizada até 29/07/2015. Brasília: Edições Câmara, 2015.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988.

BRASIL. Constituição (1988). Emenda constitucional n. 41, de 19 de dezembro de 2003. Modifica os arts .37, 40, 42, 48, 96, 149 e 201 da Constituição Federal, revoga o inciso IX do  § 3 do art. 142 da Constituição Federal  e dispositivos da Emenda  Constitucional n. 20, de 15 de dezembro de 1998, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 31 dez. 2003.

 

Abreviações

As abreviações, em sua primeira aparição, devem indicar a que nome, por extenso, correspondem no texto. Em seguida, não se deve repetir o nome por extenso. Exemplo: Crítica da Razão Pura: CRP.

 

Apreciação pelos Editores Associados

Os trabalhos apresentados serão avaliados pelos Editores Associados, que os encaminhará a consultores ad hoc, a seu critério. A Comissão reserva-se o direito de apontar exigíveis correções nos trabalhos recebidos, devolvendo-os aos autores para sua devida adequação às normas da revista. Os autores serão notificados da aceitação ou recusa de seus artigos. Os originais, mesmo quando não aproveitados, não serão devolvidos. Em caso de aceitação com indicação de alterações, os trabalhos deverão ser revistos pelos autores e devolvidos para nova avaliação em um prazo de 20 dias.

Sejam todos bem-vindos: juristas, filósofos, sociólogos, historiadores, pesquisadores, tradutores, e amigos do saber interdisciplinar.

 

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. o RESUMO e o ABSTRACT contém entre 250 e 350 palavras.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  7. Serão aceitos artigos de pesquisadores com titulação miníma de Mestre, segundo exigências de agências indexadoras.

Resenhas e comunicações estão abertas a pesquisadores em geral.