VirtuaJus – REVISTA ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE MINEIRA DE DIREITO. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS, BRASIL.

MISSÃO

A VirtuaJus tem como objetivo analisar e discutir vários aspectos, sobretudo éticos, das questões jurídicas, em diálogo com os temas transversais que perpassam o Direito, sempre em base de interlocução interdisciplinar e receptiva às axiologias alternativas.

Visa-se ao público leitor em geral, por meio da difusão de artigos nacionais e internacionais, pesquisas originais, artigos discentes e docentes, resenhas, entrevistas e traduções.

NORMAS GERAIS DE PUBLICAÇÃO

Apresentação

A Revista VirtuaJus da Faculdade Mineira de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil,  com fluxo contínuo desde 2016 e publicação semestral, tem por finalidade veicular trabalhos acadêmico-jurídicos e áreas afins que possam contribuir para o aprimoramento da reflexão interdisciplinar em bases críticas.

Critérios para Seleção de Artigos

Para publicação serão avaliadas: a originalidade, a pertinência do artigo ao tema proposto pela comissão editorial, a qualidade da metodologia científica utilizada, assim como a adequação às normas editoriais adotadas pelo periódico. Todos os textos serão submetidos à revisão técnica. O teor do conteúdo e a exatidão das citações serão de inteira responsabilidade dos autores.

Modalidades de Trabalhos Aceitos

A revista aceitará artigos inéditos nas seguintes línguas: espanhol, francês, inglês, italiano e português. Os textos devem corresponder às seguintes categorias:

  • artigos, compreendendo estudos teóricos com o mínimo de 10 e o máximo de 20 laudas (aproximadamente entre 30.000 e 50.000 caracteres com espaço).
  • resenhas de publicações nacionais ou estrangeiras, revisões bibliográficas, bem como de teses e dissertações. As resenhas de livros devem estar de acordo com a finalidade teórica da revista, e terem tamanho máximo de 5 laudas (aproximadamente 15.000 caracteres com espaço). As resenhas devem se referir a obras recentes com no máximo 2 anos de publicação. No caso de livros publicados em língua estrangeira esse tempo poderá ser reavaliado pelos editores, em função de suas traduções.
  • comunicações. Textos de apresentação em congressos, com tamanho entre 5 a 10 laudas (aproximadamente entre 15.000 a 30.000 caracteres com espaço).

Instruções para Publicação de Trabalhos

Os trabalhos devem ser enviados para o seguinte endereço eletrônico:

virtuajus.pucminas@gmail.com

Ou ainda ao próprio site da revista na seção Submissões online. 

Preparação do Texto

Os textos devem ser preparados de acordo com as normas de formatação disponíveis na página Submissões.

Apreciação pelos Editores Associados

Os trabalhos apresentados serão avaliados pelos Editores Associados, que os encaminhará a consultores ad hoc, a seu critério. A Comissão reserva-se o direito de apontar exigíveis correções nos trabalhos recebidos, devolvendo-os aos autores para sua devida adequação às normas da revista. Os autores serão notificados da aceitação ou recusa de seus artigos. Os originais, mesmo quando não aproveitados, não serão devolvidos. Em caso de aceitação com indicação de alterações, os trabalhos deverão ser revistos pelos autores e devolvidos para nova avaliação em um prazo de 20 dias.

Público Alvo

Sejam todos bem-vindos: juristas, filósofos, sociólogos, historiadores, pesquisadores, tradutores, e amigos do saber interdisciplinar.