Multi-word verbs na escrita acadêmica de aprendizes do inglês: um estudo baseado em corpus de estudantes brasileiros

Palavras-chave: Linguística, Linguística de Corpus, Linguística Teórica e Descritiva

Resumo

Motivada pela importância dos verbos compostos por mais de uma palavra na comunicação em inglês e pelos problemas que envolvem o ensino dessas formações lexicais, esta pesquisa teve como objetivo principal investigar o uso dos multi-word verbs em textos acadêmicos escritos por aprendizes brasileiros da língua inglesa. A proposta é identificar quais são os verbos frasais, preposicionados e frasais preposicionados mais comuns nos textos de aprendizes, bem como observar as diferenças e semelhanças no emprego dessas unidades em gênero textual argumentativo por parte de brasileiros e falantes nativos. Para tanto, a pesquisa encontrou suporte teórico na Linguística de Corpus, que “se ocupa da coleta e exploração de corpora, ou conjunto de dados linguísticos textuais, em formato legível por computador, que foram coletados criteriosamente com o propósito de servirem para a pesquisa de uma língua ou variedade linguística” (SARDINHA, 2004, p.3). A investigação foi realizada com base em dois corpora: um de estudo, composto de textos escritos por aprendizes brasileiros do inglês (Br-ICLE) e um de referência, que contém textos de nativos da língua inglesa (LOCNESS). Os resultados sugerem que, na comparação com os nativos, os aprendizes brasileiros empregam quantidades bem significativas de multi-word verbs em seus textos. Entretanto, nota-se que existem erros na forma de uso, especialmente no que concerne às produções textuais dos não nativos.

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Biografia do Autor

Priscilla Tulipa da Costa, Universidade Federal de Minas Gerais
Departamento de Estudos Linguísticos, área de Estudos da Língua em Uso.
Adriana Maria Tenuta de Azevedo, Universidade Federal de Minas Gerais
Departamento de Estudos Linguísticos, área de Estudos da Língua em Uso.

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Publicado
01-08-2016
Como Citar
Costa, P. T. da, & Azevedo, A. M. T. de. (2016). Multi-word verbs na escrita acadêmica de aprendizes do inglês: um estudo baseado em corpus de estudantes brasileiros. Scripta, 20(38), 215-244. https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2016v20n38p215
Seção
Dossiê - Estudos gramaticais: um tema, várias perspectivas teóricas