Posicionamentos identitários em práticas de escrita da esfera acadêmica

  • Jane Quintiliano Guimaraes Silva PUC Minas
  • Renata Oliveira Marques Gomide PUC Minas
Palavras-chave: Posicionamentos identitários, Jogo de vozes, Referência pessoal, Modalizações.

Resumo

Em interlocução com o pressuposto de que as práticas discursivas da esfera acadêmica são espaços constitutivos de identidades, este trabalho, sob uma perspectiva discursiva, investiga os posicionamentos discursivo-enunciativos de alunos em processo de formação acadêmico-profissional em Letras, a fim de compreender os movimentos de emergência identitária desses sujeitos no trabalho da construção discursiva de seus textos. Tendo em vista não somente a organização da composicionalidade textual como também as condições de produção dos discursos, são analisados diferentes mecanismos enunciativos e discursivos (particularmente as estratégias de referência pessoal, as modalizações e o jogo de vozes) em atividades acadêmicas desenvolvidas por alunos em formação inicial (2º período), recém‑ingressados na universidade, e por alunos no último ano do Curso (7º período), às vésperas de se formarem. Em vista disso, a análise do corpus contempla as diversas formas pelas quais o sujeito investe-se para dizer o que diz e como diz, com o objetivo de apreender as imagens que ele constrói sobre a própria formação, bem como os papéis sociais que assume e suas ações na esfera acadêmica.

 

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Publicado
11-07-2013
Como Citar
Silva, J. Q. G., & Gomide, R. O. M. (2013). Posicionamentos identitários em práticas de escrita da esfera acadêmica. Scripta, 17(32), 219-240. https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2013v17n32p219
Seção
Dossiê letramentos e posicionamentos identitários: construção discursiva