Posicionamentos identitários em práticas de escrita da esfera acadêmica
Resumo
Em interlocução com o pressuposto de que as práticas discursivas da esfera acadêmica são espaços constitutivos de identidades, este trabalho, sob uma perspectiva discursiva, investiga os posicionamentos discursivo-enunciativos de alunos em processo de formação acadêmico-profissional em Letras, a fim de compreender os movimentos de emergência identitária desses sujeitos no trabalho da construção discursiva de seus textos. Tendo em vista não somente a organização da composicionalidade textual como também as condições de produção dos discursos, são analisados diferentes mecanismos enunciativos e discursivos (particularmente as estratégias de referência pessoal, as modalizações e o jogo de vozes) em atividades acadêmicas desenvolvidas por alunos em formação inicial (2º período), recém‑ingressados na universidade, e por alunos no último ano do Curso (7º período), às vésperas de se formarem. Em vista disso, a análise do corpus contempla as diversas formas pelas quais o sujeito investe-se para dizer o que diz e como diz, com o objetivo de apreender as imagens que ele constrói sobre a própria formação, bem como os papéis sociais que assume e suas ações na esfera acadêmica.
Downloads
Referências
ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de Estado: notas sobre os aparelhos ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Graal, 1983.
AMOSSY, Ruth. O ethos na intersecção das disciplinas: retórica, pragmática, sociologia dos campos. In: AMOSSY, Ruth (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2005. p. 119-144.
AMOSSY, Ruth. Ethos. In: CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU,
Dominique. Dicionário de Análise do Discurso. Tradução de Fabiana Komesu et
al. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2006. p. 220-234.
ASSIS, Juliana Alves; SILVA, Jane Quintiliano Guimarães. Gêneros na formação e na atuação do professor de língua materna: o que ainda é preciso dizer e fazer a propósito dessa relação. In: SERRANI, Silvana (Org.). Letramento, discurso e trabalho docente. Vinhedo: Belo Horizonte, 2010. p. 172-179.
BAKHTIN, Mikhail. Os Gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 261-335.
BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHÍNOV, Valentin Nikolaevich. Marxismo e
filosofia da linguagem. 11. ed. São Paulo: Hucitec, 2004. Original publicado em 1929.
BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral. Campinas, SP: Pontes, 1995. v. 1.
BEZERRA, Paulo. Polifonia. In: BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2007. p. 191-200.
BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Introdução à análise do discurso. 2. ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2004.
BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. Tradução de Anna Rachel Machado, Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 2003.
BRONCKART, Jean-Paul. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Tradução de Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matencio. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2008.
DUCROT, Oswald. Esboço de uma teoria polifônica da enunciação. In: DUCROT, Oswald. O dizer e o dito. Campinas, SP: Pontes, 1987. p. 161-222.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.
GNERRE, Maurizzio. Linguagem, escrita e poder. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
HADDAD, Galit. Ethos prévio e ethos discursivo: o exemplo de Romain Rolland. In: AMOSSY, Ruth (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2005. p. 119-144.
HALL, Stuart. Quem precisa da identidade? In: WOODWARD, Kathryn; SILVA, Tomaz Tadeu da; HALL, Stuart (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. p. 103-131.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
HOLLAND, Dorothy et al. Identity and agency in cultural worlds. Cambridge: Harvard University Press, 1998.
HORTON, Paul B.; HORTON, Robert H. Introdução à sociologia. São Paulo: Brasiliense, 1975.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".