O Brasil e a poesia africana de língua portuguesa
Resumo
Este artigo investiga a presença do Brasil na poesia africana de língua portuguesa. Mapeia esta presença levantando poemas que, de alguma maneira, aludem ao Brasil. Apresenta, além de um levantamento (na forma de uma lista de poemas), estudo sobre o diálogo da poesia dos países africanos de língua oficial portuguesa com a história, a cultura e a literatura brasileiras. O objetivo do trabalho consiste, assim, em investigar e visibilizar aspectos desse diálogo.
Downloads
Referências
ANDRADE, Costa. Literatura angolana (opiniões). Lisboa: Edições 70, 1980.
CAVACAS, Fernanda; GOMES, Aldónio. Dicionário das literaturas africanas de língua portuguesa. Lisboa, Caminho, 1997.
CHAVES, Rita. Angola e Moçambique. Experiência colonial e territórios literários. Cotia: Ateliê Editorial, 2005.
COUTO, Mia. Pensatempos. Textos de opinião. Maputo: Editorial Ndjira, 2005.
ERVEDOSA, Carlos. Roteiro da literatura angolana. Lisboa: edições 70, 1979.
GOMES, Simone Caputo. Cabo Verde. Literatura em chão de cultura. Cotia, SP: Ateliê, 2008.
LABAN, Michel. Encontro com escritores – Cabo Verde. Porto: Fundação Engenheiro António de Almeida, 1992.
LARA Filho, Ernesto. Crônicas da roda gigante. Porto: Afrontamento, 1990.
MACÊDO, Tania. Angola e Brasil: estudos comparados. São Paulo: Área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa/USP, 2003.
MACÊDO, Tania. A presença da literatura brasileira na formação dos sistemas literários dos países africanos de língua portuguesa. In: Revista Via Atlântica, nº 13, p. 123-152, 2008.
SANTILLI, Maria Aparecida. Paralelas e tangentes entre literaturas de língua portuguesa. São Paulo: Área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa/USP, 2003.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".