O narrador Brás Cubas e os narrados Eugênia e Prudêncio: a voz maior e as vozes menores (impossibilitadas de se narrarem)
Resumo
Analisamos neste trabalho o olhar do narrador Brás Cubas (de Memórias póstumas de Brás Cubas (1997), de Machado de Assis) sobre as personagens Eugênia e Prudêncio. Através desse olhar, desejamos apresentar uma leitura possível relativamente à forma como o narrador conta sua trajetória, desde o início da narrativa. Por ocasião de sua apresentação, sabemos que se trata de um burguês, morto, que conta sua trajetória, em vida. Para tanto, utiliza-se de toda a sorte de artifícios para diminuir, ou para aumentar, distorcer ou desfocar a visão dessas personagens sobre as quais nos deteremos.
Downloads

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".