A escola e a formação dos valores éticos e morais de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social: um estudo de caso

Poliane Marta Rezende Pádua

Resumo


Compreendendo-se que, nos contextos social e educacional hodiernos, ética e moral perdem, em alguma medida, seu valor, dando espaço a diferentes formas de violência, percebe-se a necessidade de reflexão acerca de como se dá a construção desses referidos valores junto às crianças e adolescentes e sua pressuposta relação com a escola. Este estudo se propõe a problematizar, a partir da análise de um contexto específico, o papel da instituição escolar na formação dos valores éticos e morais de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, apontando-se as possíveis contribuições do professor na construção desses valores por meio de sua influência sobre a formação global dos sujeitos. Analisa-se, também, a relação das ações desenvolvidas no contexto escolar com os caminhos ofertados pelo poder público, tomando-se para a análise as diretrizes, metas e estratégias do Plano Nacional de Educação (PNE, 2014) e do Plano Municipal de Educação de Pará de Minas (PME Pará de Minas, 2015). 


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