A revisão do gênero literário: considerações sobre os caminhos entremeados de um texto

  • Giselly Pereira de Almeida Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Palavras-chave: Revisão. Textos Literários. Conflitos. Autor.

Resumo

Trataremos neste artigo sobre os conflitos gerados entre autor e revisor causados, muitas vezes, por interferências desnecessárias por parte deste. Falaremos sobre a importância de o trabalho de revisão de textos ser uma atividade dialógica, interativa e acima de tudo colaborativa, das capacidades que um revisor de textos literários deve ter para que seu trabalho seja feito com êxito e sem complicações, assim como, da sensibilidade que o próprio autor deve ter em saber ouvir e aceitar as alterações que farão com que o texto flua melhor. Também trataremos do cuidado que o revisor deve ter em verificar a verossimilhança do texto, o encadeamento da narrativa, repetições de frases, redundância não intencional, contextos comunicacionais, etc.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giselly Pereira de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Estudante de Letras da PUC Minas

Referências

BAKTHIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BUKOWSKI, Charles. Escrever para não enlouquecer. Tradução Rodrigo Breuning1. Ed. Porto Alegre, RS: L&PM, 2016.

DEBRITO, Abel. Escrever para não enlouquecer. Ed Porto Alegre, RS: L&PM, 2016.

MACHADO, Carolina. Manual de sobrevivência do revisor iniciante. Revisão para quê? São Paulo, 2017. Disponível em: <https://revisaoparaque.com/blog/wpcontent/uploads/2016 /05/manual-de-sobreviv%C3%AAncia-do-revisor-iniciantecap%C3%ADtulo-1.pdf>. Acesso em: 25 maio. 2018.

PERPÉTUA, Elzira Divina; GUIMARÃES, Raquel Beatriz Junqueira. A revisão do texto literário: um trabalho de memória. SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 14, n. 26, p. 195-204, 1º sem. 2010.

RAMOS, M, L. Fenomenologia da Obra Literária. Forense Universitária: Rio de Janeiro. 3ª ed. 1969.

RIBEIRO, A, E. Revisão de textos e “diálogo” com o autor: abordagens profissionais do processo de produção e edição textual. INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudo Interdisciplinares da Comunicação, XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Curitiba, 2009.

VERÍSSIMO, L, F. Cuidado com os revizores. VIP Exame, p. 36-37, mar. 1995. Disponível em: <https://revisaoparaque.com /blog/a-importancia-da-revisao-textual/>. Acesso em: 20 maio 2018.

Publicado
13-12-2018