ABORDAGEM INVESTIGATIVA DOS TEMAS ALIMENTAÇÃO, DIGESTÃO E NUTRIÇÃO NO ENSINO MÉDIO EM BELO HORIZONTE, MG

  • Miliane Aparecida Torres
  • Miguel José Lopes

Resumo

 

Esse trabalho é fruto de uma experiência pedagógica que teve o intuito de promover um ensino problematizador e relacionado ao contexto social dos estudantes, por meio de uma sequência didática com viés investigativo sobre alimentação, digestão e nutrição. O objetivo foi investigar a percepção dos alunos de uma escola estadual de Belo Horizonte, MG, acerca do valor da nutrição e da integração entre os diferentes sistemas do organismo na prática de atividades físicas, simultaneamente discutindo a importância da escolha de fontes confiáveis de informação para um conhecimento seguro sobre essa temática. Os resultados mostram que a maioria dos alunos lança mão de fontes de informação com linguagem mais simples, o que faz aumentar a importância dos campos da informação e da comunicação no que se referente à alimentação e nutrição. Durante a pesquisa houve intensa participação, interação com o professor, e muitos questionamentos feitos pelos alunos. As conclusões apontam que promover um ensino em que os alunos participem ativamente e aprendam sobre o mundo à sua volta é essencial para auxiliar a aprendizagem sobre práticas relacionadas ao conhecimento do corpo e à alimentação

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
30-06-2021
Seção
SEÇÃO TEMÁTICA - ALIMENTAÇÃO E SOCIEDADE: AS DISCUSSÕES VÃO DO CAMPO ATÉ A MESA