Foco e Escopo

1 Missão: Fomentar e disseminar a produção científica de caráter interdisciplinar com ênfase na conexão entre a sociedade, o desenvolvimento tecnológico e as preocupações com o meio ambiente, promovendo através dessas atividades a comunicação e a integração de pesquisadores de instituições brasileiras e internacionais

Mission: Promote and disseminate the scientific literature with emphasis on the connection between society, technological development and concerns about the environment, promoting through these activities communication and integration of researchers from Brazilian and international institutions.

2 Objetivos:

• Divulgar trabalhos científicos relevantes nos campos de pesquisa mencionados;
  • Estimular a elaboração de investigações rigorosas que percebam em sua conexão os domínios do indivíduo, da cultura e da natureza;
  • Valorizar os diálogos inter, multi e transdisciplinares na elaboração e execução da pesquisa científica.

3 Delimitações do periódico

• Política de submissão: eletrônica, de fluxo contínuo, gratuita;
  • Tipos de documentos aceitos para publicação: artigos científicos, entrevistas, resenhas de trabalhos científicos, análise crítica de eventos e obras de natureza artístico-cultural.

4 Política de seção:

• Seção docente (interna): artigos dos professores da PUC Minas;
  • Seção docente (externa): artigos de professores de outras instituições;
  • Seção discente: artigos provenientes de pesquisas de alunos realizados através de editais da PUC Minas, ou de Trabalhos de Conclusão de Curso de alunos de graduação da unidade São Gabriel, ou de monografias de cursos de pós-graduação da PUC Minas;

Políticas de seção

Editorial

Texto de apresentação elaborado pelo editor ou um convidado, de notório saber acadêmico e reconhecimento no meio científico.

Apresentação

Texto breve de apresentação das seções e características específicas de cada número, incluindo justificativas e agradecimentos.

Dossiê

Inclui artigos elaborados segundo a temática definida para números específicos da revista.

Seção de Temática Livre

Inclui artigos científicos de qualquer campo do conhecimento, tratando temáticas diversas.

Seção Discente

Inclui artigos elaborados por alunos de todos os níveis de formação das diversas unidades da PUC Minas, de qualquer campo do conhecimento científico - inclusive originados de Trabalho de Conclusão de Curso de graduação ou de monografias de pós-graduação.

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo editorial da publicação é baseado na revisão por pares no sistema duplo cego - isto é: tanto autores, quanto avaliadores permanecerão anônimos durante todo o processo de avaliação do artigo, feito através de um formulário padrão, após o rastreamento eletrônico para identificação de eventuais plágios. Cada artigo passará por pelo menos duas avaliações por pares e podem ser necessárias rodadas adicionais de correções. Antes da submissão, os autores devem concordar com o processo de avaliação e a política de dados abertos, aceitando a publicação sobre licença Creative Commons Attribution 3.0 e a disseminação eletrônica e livre do conhecimento, mediante a devida citação de fontes. A despeito da avaliação dos pareceristas, cabe ao editor-chefe a decisão final sobre a aceitação ou rejeição do trabalho para publicação.

Revista semestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente conhecimento científico ao público proporcionar maior democratização mundial de conhecimento.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

Sobre o próximo número do periódico

A sexta edição deste periódico, a ser publicada em novembro de 2021, vai abrigar uma nova seção temática de cunho interdisciplinar: "Além do trabalho: lazer, entretenimento, esporte, diversão – e repouso!".

Aguardamos para essa nova iniciativa contribuições de todos os campos do conhecimento acadêmico.

As seções de temática livre – docente e discente – permanecerão, para receber artigos de conteúdo diverso.

As submissões devem ser feitas preferencialmente até o fim de setembro. Quaisquer dúvidas podem ser encaminhadas para os seguintes endereços: coordpesq.sg@pucminas.br, e jwnovato@gmail.com

Desde já agradecemos a sua atenção e participação!