RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO “MEU BRASIL, DE CANTO A CANTO, ENCANTA”: FESTAS JUNINAS

  • José Alex Trajano dos Santos
  • Mírian Warttusch

Resumo

O presente Projeto, intitulado “Meu Brasil, de Canto a Canto, Encanta” foi desenvolvido com duas turmas de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos, nas dependências da Associação Comunitária Educacional Cícera Tereza dos Santos-ACECTS, onde grande parte do seu público é constituído de pessoas idosas, na faixa etária de 60 a 85 anos de idade, sendo que a maioria nunca frequentou uma sala de aula. O respectivo Projeto foi construído com o objetivo de resgatar e enaltecer a cultura popular, dando destaque às comemorações das festas juninas. Desde o seu surgimento, até os dias atuais, essas festas muito têm enriquecido a nossa cultura e mantido vivas as tradições em suas pluralidades, respeitando os saberes do povo. Levando em consideração que grande contingente dos educandos é oriundo da região nordeste do País, era de se esperar que eles se identificassem e envolvessem nas atividades propostas, com muita euforia. As aulas foram construídas a partir de discussões e um rico e efervescente diálogo em roda de conversa, onde os alunos compartilharam as suas ideias e seus conhecimentos sobre as Festas Juninas e o que queriam aprender sobre o seu Estado; assim, foram trabalhados: os estados nordestinos, sua culinária, os tipos de dança, as brincadeiras, as figuras expressivas de grande destaque na música e cultura dessas regiões e os santos cultuados. Abordou-se, ainda, a questão da agricultura, do plantio, pois muitos alunos trabalharam na roça, especialmente na plantação e colheita de milho, feijão, fava, café, arroz e algodão. Sendo assim, outro fator foi discutido: “economia”. O trabalho em questão enriqueceu o processo de alfabetização, dando-lhe maior significado, aguçando e despertando a vontade de conhecer, interagir, agir, aprender e apreender e deu maior ênfase e fortalecimento ao trabalho coletivo dos educandos. O nosso ponto de partida e final foi a Abordagem do Mestre Paulo Freire.

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Publicado
27-09-2021