O negro no palco: A busca por identidade e valorização cultural no Brasil

  • Luciano Borges Muniz PUC Minas

Resumo

Nesse artigo busca-se apresentar o teatro negro como um elemento que potencialmente contribuiu para a confirmação e resistência de uma cultura negra (africana) no Brasil. A trajetória da personagem negra é observada buscando assim identificar como o negro se situou no ambiente teatral brasileiro e lutou por conquistar um espaço que lhe era restrito, quer seja no teatro, ou mesmo na própria sociedade. Analisando alguns momentos do teatro brasileiro, percebemos que ele buscava a invisibilidade da personagem negra em seu ambiente. Nessa perspectiva de luta e resistência cultural inserimos a trajetória do TEN (Teatro Experimental do Negro), surgido no Rio de Janeiro no início do século XX.

Biografia do Autor

Luciano Borges Muniz, PUC Minas

Graduado em História – FAPAM
Pós- Graduado em História e Cultura Afro-Brasileira – PUC/Minas        Participa como Colaborador do CEPAMM -UFMG

Seção
Artigos/Articles