O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

• A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

Diretrizes para Autores

1. A Revista Eletrônica História em Curso publicará textos, resenhas, notícias e outras matérias sobre História Antiga e Medieval, História Moderna e Contemporânea, História da América, História do Brasil, Teoria e Metodologia da História e Ensino de História; além de, avaliação de arquivos e fontes de interesse para a pesquisa nas áreas acima discriminadas.

2. Os textos para publicação deverão observar as normas seguintes:

Os artigos deverão ser inéditos e aprovados pelo Conselho Editorial. Em casos especiais serão aceitos artigos para republicação. Os artigos deverão ser prioritariamente elaborados por membros do corpo discente da graduação e pós-graduação strictu sensu e lato sensu dos Cursos e Programas da PUC Minas e de outras Universidades do País.

Poderão também ser aceitos textos elaborados por grupos de alunos, sob a orientação de um professor, com assinatura de uma carta de aceite. No caso de apresentação de textos elaborados por graduandos, deverão também vir acompanhados, via Correio (Sedex-AR), de carta de aceite e autorização de publicação assinada pelo professor-orientador. Nessa medida, o texto terá o nome do professor orientador vinculado em caso de aprovação.

3. As colaborações para a Revista História em Curso deverão seguir as seguintes especificações:

a. Os trabalhos a serem submetidos para publicação devem ser digitados em Word 7.0 (ou superior) e enviados via Portal de Periódicos Eletrônicos PUC Minas – Revista História em Curso em PDF no seguinte endereço http://periodicos.pucminas.br/index.php/historiaemcurso. Antes do envio o discente deverá fazer um cadastro no Portal, com os seus dados fundamentais. O artigo deverá conter: título, notas e/ou imagens, com resumo (de no máximo 7 linhas) em português e Inglês e/ou Francês, e três palavras-chaves nestes dois idiomas.

b. Os textos deverão ter de 15 a 25 páginas em A4, digitadas em Times New Roman 12, com espaço 1,5, com margens de 2,0 cm.

c. As notas devem vir no final do texto e devem conter todas as referências bibliográficas.

d. As imagens devem ser gravadas nas extensões TIF ou JPG com resolução de 300 DPI.

e. As Resenhas poderão ter no máximo 4 páginas.

f. Abaixo do nome do(a) autor(a) deve constar suas referências institucionais e qualificação.

g. As referências bibliográficas devem seguir a seguinte normalização:

SOBRENOME, Nome. Título do Livro em Itálico: subtítulo. Tradução, edição, Cidade: Editora, ano, página.

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: Título da obra em itálico. Tradução, edição, Cidade: Editora, ano, pp.

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico. Cidade: Editora, vol., fascículo, pp., ano.

4- Todos os textos deverão respeitar o Padrão de Normalização da PUC Minas para artigos periódicos, disposto no site da Biblioteca, no seguinte endereço: http://www.pucminas.br/documentos/normalizacao_artigos.pdf

5- Após a aprovação do artigo pelo Conselho Editorial e sua publicação, considerar-se-á que o trabalho editado estará sendo cedido à Revista sem incidência de Direito autoral, ou qualquer forma de pagamento pela produção intelectual.

6- Para a publicação dos artigos será utilizado o programa PDF CREATOR facultando-se ao visitante do site/Revista apenas a leitura ou impressão dos textos e não a sua cópia.