As Relações Brasil-Oriente Médio no Regime Militar: uma Trajetória Tortuosa

  • Felipe Vidal Benvenuto Alberto CEFET/RJ
  • Tomás Paixão Borges CEFET/RJ

Resumo

O presente trabalho se propõe a analisar as relações Brasil-Oriente Médio ao longo do Regime Militar (1964-1985), adotando como ponto de partida o contexto que já permeava tais relações e ditava a Política Externa Brasileira. Para isto, utilizaram-se os eixos da abordagem institucionalista histórica apresentados por Hall e Taylor (2003) e os paradigmas de Política Externa Brasileira estruturados por Letícia Pinheiro (2000) para discutir as principais orientações da Política Externa Brasileira para o Oriente Médio durante o período de regime militar. Através de passagem cronológica pelos cinco presidentes do período, pretende-se pontuar suas aproximações e distanciamentos entre si, bem como seus possíveis resgates de políticas adotadas em outros períodos históricos. Buscou-se também contextualizar o diálogo brasileiro com o Oriente Médio no cenário internacional de cada momento. Conclui-se que as relações com o Oriente Médio durante o regime militar se moldaram para responder às necessidades do projeto de desenvolvimento do país, traçando um caminho bastante tortuoso, mas gerando resultados efetivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Vidal Benvenuto Alberto, CEFET/RJ

Graduando, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). E-mail: fvidal804@gmail.com.

Tomás Paixão Borges, CEFET/RJ

Graduando em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais pelo CEFET-RJ, com período de intercâmbio estudantil no Institut d'Études Politiques da Université de Strasbourg (Sciences Po Strasbourg). Bolsista PIBIC/CEFET e Monitor de Francês. Possui interesse nas áreas de Política Externa e Pensamento Político Brasileiro, tendo participado de uma variedade de projetos de pesquisa e extensão nos últimos anos.

Publicado
26-07-2022
Como Citar
Vidal Benvenuto Alberto, F., & Paixão Borges, T. (2022). As Relações Brasil-Oriente Médio no Regime Militar: uma Trajetória Tortuosa. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 21(41), 158-178. Recuperado de http://seer.pucminas.br/index.php/fronteira/article/view/27567