A atuação da UNESCO para enfrentar a biopirataria e a apropriação de conhecimento na Amazônia brasileira e continental

  • Flávia Lanza PUC Minas
  • Júlia Teixeira PUC Minas
  • Maria Eugênia Jones PUC Minas

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo compreender como a cooperação internacional a partir da UNESCO promove o compartilhamento de normas para a elaboração de mecanismos nacionais e internacionais, contribuindo com a seguridade dos conhecimentos tradicionais e da propriedade intelectual dos diferentes povos e comunidades que integram a Amazônia. Partiremos da abordagem institucionalista para analisarmos em que medida as normas compartilhadas, por intermédio da UNESCO, podem promover a seguridade do conhecimento tradicional e da propriedade intelectual da região amazônica e como o engajamento na proteção do direito à diversidade cultural e biodiversidade pode ser um meio para combater a biopirataria. Concluímos que a UNESCO possui um papel fundamental no compartilhamento de normas sobre a conservação de recursos genéticos através das convenções, e gerando boas práticas através de políticas públicas de combate a biopirataria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Lanza, PUC Minas

Graduanda em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). E-mail: flavialanza13@gmail.com.

Júlia Teixeira, PUC Minas

Graduanda em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). E-mail: julia.teixeira.1153181@sga.pucminas.br.

Maria Eugênia Jones, PUC Minas

Graduanda em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). E-mail: njonesmariae@gmail.com.

Publicado
26-07-2022
Como Citar
Lanza, F., Teixeira, J., & Jones, M. E. (2022). A atuação da UNESCO para enfrentar a biopirataria e a apropriação de conhecimento na Amazônia brasileira e continental. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 21(41), 7-24. Recuperado de http://seer.pucminas.br/index.php/fronteira/article/view/25241