Os efeitos da crise do petróleo na política externa brasileira durante o governo Geisel

The effects of the oil crisis in the Brazilian foreign policy during the government of Geisel

  • Sabrina Melchíades Dias Faculdades INPG Business School

Resumo

A década de 70 foi marcada por grandes mudanças no cenário internacional, a Guerra Fria chegava a uma fase mais pacífica, momento em que os diálogos entre EUA e URSS foram aprofundados. Nessa mesma época, os países membros da OPEP resolveram aumentar o preço do barril de petróleo, gerando uma crise econômica mundial. É nesse contexto que o General Ernesto Geisel assume a presidência do Brasil, com o desafio de manter a economia em crescimento, intensificar as políticas universalistas e ganhar autonomia no cenário internacional. Através de uma revisão bibliográfica dos principais autores que se debruçaram sobre o tema, o artigo busca analisar como a crise do petróleo influenciou a estratégia de política externa do governo de Geisel, sobretudo na intensificação de políticas universalistas.

Biografia do Autor

Sabrina Melchíades Dias, Faculdades INPG Business School
Sou estudante do último período de Relações Internacionais na Faculdade INPG Business School campus São José dos Campos.
Publicado
13-09-2021
Como Citar
Dias, S. M. (2021). Os efeitos da crise do petróleo na política externa brasileira durante o governo Geisel. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 20(39), 25-47. Recuperado de http://seer.pucminas.br/index.php/fronteira/article/view/22408