A crise que modificou a União Europeia: do início em 2007 às mudanças na estrutura da EU frente à teoria construtivista
Palavras-chave:
União Europeia, Crise monetária, Construtivismo, Mudanças na estrutura, Interacionismo simbólico,
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar as mudanças nas relações e interações sociais entre os membros da União Europeia após a crise de 2008-2010 e suas respostas a tal evento. Observou-se que nesse período a Europa sofreu uma série de mudanças de normas e estrutura social, assim como expôs a vulnerabilidade do bloco europeu a possíveis cenários de crise. Para tal análise, utilizou-se o construtivismo como base teórica e o interacionismo simbólico de Joas para o melhor entendimento dos ocorridos no bloco. Assim, relacionando os pressupostos construtivistas com os devidos ocorridos na União Europeia, com o intuito de explicar as mudanças de norma e estrutura na região.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
09-12-2016
Como Citar
Carvalho, J. C. de, & Silva, J. V. (2016). A crise que modificou a União Europeia: do início em 2007 às mudanças na estrutura da EU frente à teoria construtivista. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 13(25-26), 145-163. Recuperado de http://seer.pucminas.br/index.php/fronteira/article/view/12787
Edição
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).