O PROFISSIONAL DO ESCRITÓRIO DE PROJETOS EM AÇÃO: UM ESTUDO BASEADO EM PRÁTICAS

Palavras-chave: Administração, Estudos Organizacionais, Estudos Baseados em Prática, PMO, Escritório de Projetos

Resumo

Objetivo: O presente estudo busca compreender como acontece o PMO (escritório de gerenciamento de projetos) no seu dia a dia, sob a ótica da prática segundo Schatzki. 

Método: Trata-se de pesquisa qualitativa com dados de entrevistas e análises sob a ótica da teoria fundamentada. O estudo aborda o profissional atuante como PMO como o sujeito da pesquisa.

Resultados: Os resultados evidenciam que um PMO em ação se dá com um determinado conjunto de práticas e materialidades centrais, que se relacionam entre si, mas também com outras práticas menos centrais ou periféricas. 

Conclusão: Esta discussão sistematiza e apresenta a teoria da prática para estudar tal fenômeno, ampliando a compreensão do fenômeno e mostrando seu valor para os processos e negócios da organização. Conclui-se que a teoria da prática evidencia aspectos pouco ou não explorados na literatura sobre PMO, como as perspectivas do próprio profissional quanto ao seu dia a dia, além de um leque diversificado de artefatos e ferramentas presentes em suas ações, contribuindo com a aprendizagem de profissionais e pesquisadores organizacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Américo, Bruno L., Universidade Federal do Espírito Santo

Ph.D (UFES/UTS) in Management

Publicado
01-02-2022
Seção
Artigos