A INFLUÊNCIA DA ESTRATÉGIA COMPETITIVA DE POSICIONAMENTO DO PRODUTO NA ESTRUTURA DE GOVERNANÇA DA COMPRA DE EMBALAGENS DO SAG DO FRANGO DE CORTE

Palavras-chave: Estrutura de governança, Nova Economia Institucional, Posicionamento estratégico

Resumo

Este artigo trata da influência do posicionamento estratégico na estrutura de governança nas transações entre fornecedores de embalagens e processadores de produtos cárneos, no Sistema Agroindustrial (SAG) de aves. Tem o objetivo de compreender como a busca de eficiência na transação com o segmento fornecedor de embalagem é influenciado pelo posicionamento estratégico do segmento processador, no SAG de frango de corte. As principais teorias utilizadas são: ECT e Estratégia Competitiva. Paralelamente são utilizados aspectos da teoria de posicionamento estratégico competitivo. Metodologicamente o estudo tem natureza qualitativa, são realizadas entrevistas com roteiros semiestruturados, onde se faz uma análise de conteúdo com categorias concebidas previamente pela teoria. Os principais resultados são os seguintes: Quando a estratégia competitiva do processador é orientada para a diferenciação a transação estudada exige a estrutura híbrida, mais próximo da hierarquia, para se manter eficiente. Da mesma forma, quando a estratégia competitiva é orientada para custos ou enfoque, essa influência deve direcionar a estrutura de governança para a forma híbrida que tende ao mercado.

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Biografia do Autor

Daniel Teixeira dos Santos Braz, Universidade Estadual de Maringá
Graduação em Economia e Mestrado em Administração. Atualmente pesquisando temas que relacioanem Economia Organizacional e Nova Economia Institucional.
Publicado
28-09-2021
Seção
Artigos