GERENCIAMENTO DE RECEITA (RM) E BUSINESS ANALYTICS (BA) COMO UM RECURSO ESTRATÉGICO ORGANIZACIONAL

  • CLAUDIA CAVALCANTI UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Palavras-chave: Business Analytics, Visão baseada em Recursos , Gerenciamento de Receita, VRIO, Companhia Aérea.

Resumo

Objetivo deste artigo é compreender como Business Analytics é identificado como um recurso estratégico no contexto do Gerenciamento de Receita em uma companhia aérea.  Nesse âmbito, para responder à questão central desta pesquisa optou-se pela condução de uma pesquisa qualitativa. O processo de coleta de dados foi realizado por meio de observação direta (não participante), de entrevistas e de análise documental. Para a análise de dados, foi realizada uma análise de conteúdo pelo método de análise em espiral de Creswell (2013). Foi possível avançar na abordagem da Visão Baseada em Recursos ao fazer uma articulação teórica entre o campo de Business Analytics (BA) e Gerenciamento de Receita (RM).  Dentro das categorias de análise encontradas, cada recurso de capital humano, organizacional e físico foi descrito na rotina da área de Gerenciamento de Receita. Ao descrever essa rotina, foi possível identificar, dentro do modelo VRIO (BARNEY, 1995), como cada atributo foi evidenciado ao buscar garantir a eficiência e eficácia dos recursos que são utilizados pela organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
30-09-2021
Seção
Artigos