DARK SIDE OF ORGANIZATIONAL LIFE: A BIBLIOMETRIC STUDY ON ORGANIZATIONAL MISBEHAVIOR

Palavras-chave: misbehavior, unethical behavior, ethical dilemmas, corporate crimes

Resumo

O entendimento da conduta (misaviors) cometida nas organizações tem atraído ao longo de décadas muitos debates e pesquisas. O estudo tem como objetivo caracterizar as publicações internacionais que abordaram o tema ‘atalhos antiéticos cometidos nas / pelas organizações’. Esta pesquisa configura-se como um estudo exploratório-descritivo, e para esclarecer que, foi realizada uma busca sistemática na Web of Science de palavras-chave relacionadas ao tema, a seguir foi seguida de análise bibliométrica. Para tanto, foi utilizado o software VOSviewer para análise dos dados e, o software Iramuteq para análise de conteúdo. Foram encontradas 327 publicações e verificado o potencial internacional dos estudos, confirmando que as pesquisas abordadas têm alto grau de impacto e citações envolvendo diversos países e universidades, com destaque para os EUA e a University of Michigan. A pesquisa apresenta alguns dos termos utilizados no tema; periódicos internacionais, universidades e as redes de citações mais influentes. Além disso, o acoplamento de segmentos de texto em 4 classes, chamadas: comportamento antiético, dilemas éticos, pesquisas sobre ética e crimes corporativos. A pesquisa apresenta uma lacuna em relação às pesquisas relacionadas aos fatores que levam os executivos a cometer esse comportamento inadequado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo de Camargo Oliva, USCS

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (1978), especialização em Recursos Humanos pela EAESP-FGV (1979), mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992), doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1999) e pós-doutorado pela FEA/USP (2006). 

Samuel Vinicius Bonato, FURG

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016), possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande (2004) e MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2008).

Publicado
28-09-2021
Seção
Artigos