AGRUPAMENTO DE EMPREENDEDORES E POSSÍVEIS EMPREENDEDORES DO ACRE: UMA ANÁLISE DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA

Palavras-chave: Empreendedorismo; Intenção empreendedora; Análise de Cluster.

Resumo

Objetivo: o artigo visa apresentar os resultados de uma análise de cluster a partir da intenção empreendedora de egressos de um seminário oferecido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Metodologia: A pesquisa possui abordagem quantitativa de caráter exploratório com a aplicação de 160 formulários eletrônicos. Originalidade/Relevância: Esse trabalho contribui para a compreensão do movimento empreendedor brasileiro, ao avaliar as características dos grupos que buscam treinamentos em comportamento empreendedor. Resultados: Os principais resultados apontam a existência de três agrupamentos, o cluster 1 é formado por pessoas que não possuem empresa, mas que apresentaram uma forte predominância de comportamentos empreendedores, como correr risco, busca de oportunidade e iniciativa. Já no cluster  2, esses comportamentos são pouco evidenciados, com uma fraca demonstração de exigência de qualidade e eficiência. O cluster 3 é formado exclusivamente por pessoas que já possuem seu próprio negócio, porém uma indicação não muito alta de comprometimento e busca de oportunidade. Contribuições/ implicações: O artigo contribui para uma melhor compreensão da intenção empreendedora de pessoas que buscam um treinamento na área e a oferta de cursos seja melhor direcionada.

Biografia do Autor

Bárbara Alessandra Vieira de Brito, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Possui graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994) e mestrado em ADMINISTRAÇÃO pela Universidade Metodista de São Paulo (2018). Atualmente cursa o doutorado em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Atua como facilitador e/ou consultor - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Acre, TAE - administradora - do Instituto Federal do Acre.

Isabel Cristina dos Santos, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Pós-Doutorada em Gestão da Inovação Tecnológica e Economia da Inovação (ITA, São José dos Campos, 2010). Doutora em Engenharia (EPUSP, 2004). Mestre em Administração (PUCSP, 1999). Professora do Programa de Pós-Graduação e de Graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (PPGA - USCS). Dedica-se aos estudos no campo da Gestão do Conhecimento e Inovação Tecnológica tendo por objeto as empresas e aglomerações tecnológicas, com ênfase aos fatores condicionantes e competências regionais que propiciam a formação dos sistemas de inovação e de produção.

Publicado
25-05-2021
Seção
Artigos