A escrita acadêmica e a construção da alteridade e da heterogeneidade
Resumo
Este trabalho configura um exercício de escrita teórica – descritiva/interpretativa – sobre os principais conceitos que referendam os estudos acerca da alteridade, da heterogeneidade e do dialogismo, no campo da construção dos modos do dizer na/da escrita acadêmica – gênero articular. Compreender o ato de escrever em direção ao outro, conforme Amorim (2004), coloca-nos frente aos estudos desenvolvidos por Authier-Revuz (1998), Benveniste (1989), Bakhtin/Volochinov (2006), Orlandi (1992), e às pesquisas sobre a escrita comumente solicitada nos cursos de graduação, nas perspectivas tomadas por Mello (2020), Assis (2018), Rodrigues e Silva (2019), e Fischer (2007). As reflexões recaem sobre o processo de escrita do artigo acadêmico, seus atravessamentos, condições de produção e apresentam uma interpretação das formas-tipos elaboradas por Autiher-Revuz, quando a autora parece eleger alguns elementos dos quais nos valeremos para pensar uma dinâmica metodológica passível de aplicação à análise de textos acadêmicos que, dentro do quadro conceitual, são assumidos aqui como fundantes.
Downloads
Copyright (c) 2022 Editora PUC Minas

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.