Práticas de letramentos com escrita científica em artigos de impacto na área de ciências da vida e biomedicina

  • Mariana Aparecida Vicentini FURB
  • Adriana Fischer FURB
Palavras-chave: Escrita Científica, Autocitação, Práticas de letramentos, Ciências da Vida e Biomedicina, Nature

Resumo

Na atual conjuntura de avaliação da educação superior, a autocitação, concebida como um movimento em que o pesquisador cita seu trabalho anterior em um trabalho em desenvolvimento, é uma prática que tem ganhado destaque em distintas áreas de conhecimento, com ênfase à Área de Ciências da Vida e Biomedicina. Este artigo, dessa forma, tem por objetivo discutir usos da autocitação em artigos de alto impacto da referida área, publicados no periódico Nature, nos anos de 2017 e 2018. O enfoque aos cinco artigos selecionados, na base Web of Science (WoS), é qualitativo, essencialmente sob o enfoque dos estudos dos letramentos, que compreendem a escrita científica como prática social, condicionada ao contexto sócio-histórico de produção, ideologias e perpassada por relações de poder. Os resultados parecem indicar um padrão da grande área, com altos índices de autocitação distribuídos entre as seções do artigo, que parecem representar movimentos característicos da escrita científica, como contribuição para a área, reivindicação de crédito pelo trabalho do pesquisador, indicar interação com pesquisas anteriores, mais do que uma prática que contribuiria para a elevação de índices bibliométricos dos pesquisadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Aparecida Vicentini, FURB

Universidade Regional de Blumenau (FURB). Mestre em Educação (FURB). Doutoranda em Educação (FURB). Bolsista de demanda social Capes. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6256-2904.

Adriana Fischer, FURB

Universidade Regional de Blumenau (FURB), Doutora em Linguística (UFSC). Docente no Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras e no Programa de Pós-Graduação em Educação (FURB). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9787-2814.

Publicado
06-01-2022
Como Citar
Vicentini, M. A., & Fischer, A. (2022). Práticas de letramentos com escrita científica em artigos de impacto na área de ciências da vida e biomedicina. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (39), 36-51. https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2021n39p36-51