Gêneros do discurso em cursos de Licenciaturas de Santa Catarina: o que dizem os professores
Resumo
A pesquisa que aqui se apresenta se inscreve nos estudos de letramento acadêmico. O objetivo da análise é identificar quais os gêneros discursivos utilizados pelos professores para e em suas práticas pedagógicas. Foram analisadas respostas a um questionário on-line e a entrevistas semiestruturadas realizadas com professores de cursos de licenciatura de universidades de Santa Catarina. Trata-se de excerto de um estudo mais amplo, sob a temática do letramento acadêmico. Com base nas proposições teóricas dos estudos sobre gêneros, especialmente na esfera acadêmica (FISCHER; DIONÍSIO, 2011; SILVA; CASTANHEIRA, 2019), a análise dos dados evidenciou que, além dos gêneros típicos da esfera acadêmica, há outros sendo trabalhados, muitos deles com algum propósito pedagógico. Também foi possível perceber certa relação entre a leitura e a escrita que os professores fazem para a sua prática pedagógica e aquela que solicitam aos seus estudantes. Considerando as orientações nas DCN (2019) para uma prática que implique o uso dos gêneros discursivos em todas as licenciaturas, faz-se necessário discutir com os professores formadores de professores como tais orientações se fazem presentes em suas aulas.
Downloads
Copyright (c) 2022 Editora PUC Minas

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.