Gêneros do discurso em cursos de Licenciaturas de Santa Catarina: o que dizem os professores

  • Rosana Mara Koerner Universidade da Região de Joinville
Palavras-chave: Professores de licenciaturas, Gêneros discursivos, Leitura e escrita, Prática docente

Resumo

A pesquisa que aqui se apresenta se inscreve nos estudos de letramento acadêmico. O objetivo da análise é identificar quais os gêneros discursivos utilizados pelos professores para e em suas práticas pedagógicas. Foram analisadas respostas a um questionário on-line e a entrevistas semiestruturadas realizadas com professores de cursos de licenciatura de universidades de Santa Catarina. Trata-se de excerto de um estudo mais amplo, sob a temática do letramento acadêmico. Com base nas proposições teóricas dos estudos sobre gêneros, especialmente na esfera acadêmica (FISCHER; DIONÍSIO, 2011; SILVA; CASTANHEIRA, 2019), a análise dos dados evidenciou que, além dos gêneros típicos da esfera acadêmica, há outros sendo trabalhados, muitos deles com algum propósito pedagógico. Também foi possível perceber certa relação entre a leitura e a escrita que os professores fazem para a sua prática pedagógica e aquela que solicitam aos seus estudantes. Considerando as orientações nas DCN (2019) para uma prática que implique o uso dos gêneros discursivos em todas as licenciaturas, faz-se necessário discutir com os professores formadores de professores como tais orientações se fazem presentes em suas aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Mara Koerner, Universidade da Região de Joinville

Doutora e Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) e do Curso de Letras da Universidade da Região de Joinville. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6117-7537. E-mail: rosanamarakoerner@gmail.com.

Publicado
06-01-2022
Como Citar
Koerner, R. M. (2022). Gêneros do discurso em cursos de Licenciaturas de Santa Catarina: o que dizem os professores. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (39), 16-35. https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2021n39p16-35