Escrita Científica, Niklas Luhmann, Jürgen Schriewer, Educação Comparada: uma intersecção pelo Zettelkasten
Resumo
O texto deste artigo teórico tem como tema central uma intersecção que surgiu a partir de reflexões acerca da escrita científica. Escrever é a maneira pela qual a Ciência é temporariamente objetivada. O sociólogo alemão Niklas Luhmann ficou conhecido pelas suas muitas publicações, de cunho interdisciplinar. Constatamos que ele desenvolveu um método de encaminhar e articular ideias, denominado Zettelkasten (caixa de bilhetes/cartões). Esta constatação se deu pela busca de informações a respeito do Wissenschaftliches Schreiben – escrita científica, em alemão. Luhmann é muito citado por Jürgen Schriewer, teórico-referência da Educação Comparada, teoria na qual a nossa pesquisa de tese encontra-se arraigada. A teoria da Educação Comparada aborda – comparativamente – países e pode, igualmente, realizar microanálises num país específico. Comparar é algo inerente ao pensar a Ciência. O método do Zettelkasten pode ser uma alternativa para publicações acadêmico-científicas.
Downloads
Copyright (c) 2022 Editora PUC Minas

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.