Escrita Científica, Niklas Luhmann, Jürgen Schriewer, Educação Comparada: uma intersecção pelo Zettelkasten

  • Brigitte Klemz Jung FURB - Universidade Regional de Blumenau
  • Adolfo Ramos Lamar FURB/PPGE
Palavras-chave: Escrita científica, Luhmann, Zettelkasten, Educação Comparada

Resumo

O texto deste artigo teórico tem como tema central uma intersecção que surgiu a partir de reflexões acerca da escrita científica. Escrever é a maneira pela qual a Ciência é temporariamente objetivada. O sociólogo alemão Niklas Luhmann ficou conhecido pelas suas muitas publicações, de cunho interdisciplinar. Constatamos que ele desenvolveu um método de encaminhar e articular ideias, denominado Zettelkasten (caixa de bilhetes/cartões). Esta constatação se deu pela busca de informações a respeito do Wissenschaftliches Schreiben – escrita científica, em alemão. Luhmann é muito citado por Jürgen Schriewer, teórico-referência da Educação Comparada, teoria na qual a nossa pesquisa de tese encontra-se arraigada. A teoria da Educação Comparada aborda – comparativamente – países e pode, igualmente, realizar microanálises num país específico.  Comparar é algo inerente ao pensar a Ciência. O método do Zettelkasten pode ser uma alternativa para publicações acadêmico-científicas. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brigitte Klemz Jung, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Universidade Regional de Blumenau (FURB/PPGE). Doutoranda em Educação. Pesquisadora do EDUCOGITANS, atua com assessorias pedagógicas em diversas instituições. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1378-1160.

Adolfo Ramos Lamar, FURB/PPGE

Universidade Regional de Blumenau (FURB/PPGE). Professor Orientador. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1164-1172.

Publicado
06-01-2022
Como Citar
Jung, B. K., & Lamar, A. R. (2022). Escrita Científica, Niklas Luhmann, Jürgen Schriewer, Educação Comparada: uma intersecção pelo Zettelkasten. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (39), 202-213. https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2021n39p202-213