Letramento acadêmico: percurso da construção da identidade profissional docente em Letras-Português em formação inicial

  • Selma Lúcia Assis Pereira IFES
Palavras-chave: Identidade profissional docente, Formação docente inicial, Letramento, Relato de experiência, Estágio Supervisionado

Resumo

O presente artigo tem como finalidade realizar uma reflexão sobre o percurso da construção da identidade profissional docente no curso de Letras-Português, em formação inicial, no Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes) campus Venda Nova do Imigrante - ES, relacionando esse percurso com a formação acadêmica e o Estágio Supervisionado nos anos finais. Diante disso, partimos da problematização: que docente em Letras-Português o Ifes Campus Venda Nova do Imigrante espera formar? Para isso, discutimos à luz da fundamentação teórica baseada em Pimenta e Lima (2017), Gatti (2016), Benevides (2006), Hall (2003), Bauman (1998,2005), Nóvoa (1988), Fischer (2007), Marcelo (2009), Volochinov (2003) e Bakthin (2003), isto é, partiu-se de reflexões sobre construção da identidade docente em formação inicial e humanização do Curso de Licenciatura em Letras-Português em uma instituição tecnicista. Como percurso metodológico, realizou-se um acompanhamento dos relatos de experiências dos acadêmicos, foram selecionados dois relatos de experiência sobre o percurso do Estágio Supervisionado nos anos finais. Por fim, concluiu-se que para que haja um processo formativo eficaz, espera-se um acompanhamento sistematizado do professor-orientador, professor-tutor e acadêmicos a fim de que possam iniciar um percurso de identidade profissional docente.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Selma Lúcia Assis Pereira, IFES

* Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1853-8920.

Publicado
06-01-2022
Como Citar
Pereira, S. L. A. (2022). Letramento acadêmico: percurso da construção da identidade profissional docente em Letras-Português em formação inicial. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (39), 167-184. https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2021n39p167-184