O plágio para as Ciências Humanas

Palavras-chave: Plágio, Revisão Integrativa, Dissertação, Teses

Resumo

O presente estudo objetiva analisar produções científicas brasileira sobre a temática plágio em dissertações e teses na área de ciências humanas durante a última década (2010 a 2020), por meio de uma revisão integrativa da literatura, reunindo e sintetizando resultados de pesquisas sobre o tema abordado em questão, com intuito de desvelar a sua emergência e/ou consolidação como objeto de investigação nessa área do conhecimento e no interior desse espaço acadêmico. As buscas foram executadas nas bases de dados virtuais: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no banco de dissertações e teses da CAPES. Concluiu-se que existe uma carência de investigações científicas sobre a questão do plágio nas áreas de ciências humanas, necessitando assim um olhar diferenciado dos pesquisadores para esta temática que é necessária para o nosso meio acadêmico.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Miranda Arraz, PUC/MG

Ingressei na Universidade do Estado do Pará (UEPA) através do vestibular em 2002  aos 16 anos e me formei como Pedagogo aos meus 19 anos.

Sou Especialista em: 

Gestão Escolar Integradora: administração, orientação,  supervisão e inspeção)

Psicopedagogia Institucional; 

Tutoria em Educação à distância;

Educação Especial e Neuropsicopedagogia.

Além de ser formado em Pedagogia sou graduado também em História, Letras e Educação Física. 

Atualmente sou Analista Executivo de Defesa Social (Pedagogo) na Secretaria Estadual de Segurança Pública, antiga SEDS, no qual fui aprovado através de concurso público. Também sou funcionário público municipal da prefeitura de Lagoa Santa cargo de PEB – Professor Educação Básica. 

DOUTORANDO em Linguística e Língua Portuguesa pela PUC/MG 

Publicado
06-01-2022
Como Citar
Arraz, F. M. (2022). O plágio para as Ciências Humanas. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (39), 88-108. https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2021n39p88-108