Escrita acadêmica: análise de uma pesquisa autoetnográfica desenvolvida no programa nacional de Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)

  • Victoria Wilson da Costa Coelho Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores da UERJ
Palavras-chave: Letramentos acadêmicos, Produção de conhecimento científico, Cronotopo, Exotopia

Resumo

O presente trabalho discute o processo de produção escrita acadêmica no âmbito dos estudos dos letramentos com base nos conceitos bakhtinianos de cronotopo e exotopia com vistas a contribuir para um modo de ler o outro com empatia e acolhimento. Com dados oriundos de um recorte de uma pesquisa desenvolvida no programa de mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS), o trabalho acompanha o percurso autoetnográfico assumido pela autora da dissertação na implementação de seu projeto de intervenção pedagógica com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental para, a partir do excedente de visão, abordar as práticas de letramento vivenciadas neste estudo. A análise demonstrou o quanto na busca de solução de problemas relativos às atividades propostas com os alunos, a professora ativava, em um processo dialógico, os conhecimentos e as experiências anteriores às “novas” práticas de letramentos acadêmicos. Neste duplo fazer, foi possível observar como os processos de letramentos “acontecem” e como estão vinculados a diferentes práticas de leitura, escrita e consciência linguística bem como integrados a aspectos culturais e identitários. E, por fim, à medida que desenvolvia o projeto de intervenção em suas aulas, a professora-pesquisadora elaborava o seu projeto de pesquisa, o que resultou em um exercício de autoria, identidade e produção de conhecimentos (escolar e científico), refletindo-se, diretamente, na construção de sua escrita acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victoria Wilson da Costa Coelho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores da UERJ

Professora associada de Linguística do Departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) onde atua na graduação, na pós graduação Lato sensu (Especialização em Ensino de Língua e Literaturas) e nos Programa de Mestrado Profissionalizante em Letras (PROFLETRAS) e de Mestrado em Letras e Linguística (PPLIN). É doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e concluiu o pós-doutoramento na Universidade Federal Fluminense. Foi professora do ensino fundamental na rede estadual durante dez anos e quinze anos da rede privada. Atual líder do Grupo de Pesquisa Linguagem & Sociedade, participa de pesquisas relacionadas a temas no contexto da Linguística Aplicada: ao ensino e a aprendizagem da língua portuguesa, com ênfase nos estudos do letramento na escola e na universidade. Também pesquisa pragmática e polidez.  Tem livros e artigos publicados em periódicos nacionais com temas da área. 

Publicado
06-01-2022
Como Citar
Coelho, V. W. da C. (2022). Escrita acadêmica: análise de uma pesquisa autoetnográfica desenvolvida no programa nacional de Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS). Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (39), 185-201. https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2021n39p185-201