O objeto nulo na aquisição da linguagem

Palavras-chave: LINGUÌISTICA

Resumo

RESUMO

 

No presente trabalho, apresentamos a análise da ocorrência do objeto nulo em sentenças de crianças de zero a 5 anos e onze meses, levando em consideração a animacidade e especificidade dos seus antecedentes. Consideramos em nossos estudos, os pressupostos da Teoria Gerativa de Noam Chomsky e as pesquisas realizadas por linguistas brasileiros que estudam a produção de objetos nulo’ no Português do Brasil, especialmente Casagrande (2012), Cyrino (1993; 1999; 2000; 2002; 2016) e Lopes (2003; 2005; 2007; 2010; 2012).

Palavras-chave: Objeto nulo. Animacidade. Especificidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lucia Barros Leoncio, PUC Minas
Mestre em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, área de pesquisa "A aquisição da linguagem", título da dissertação: "O objeto nulo na aquisição da linguagem" - 2018. Especialização em Língua Portuguesa (Prominas)/ 2008 e Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial (FAE/UFMG)/2016. Graduada em Letras - Português e Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006). Atua como professora de Língua Portuguesa na Educação Básica nos municípios de Belo Horizonte e Contagem, MG.

Referências

CASAGRANDE, Sabrina. A aquisição de clíticos acusativos e o objeto nulo no Português Brasileiro. Rev. Est. Ling., Belo Horizonte, v. 14, n. 2, p. 341-370, jun./dez. 2006.

CASAGRANDE, Sabrina. Restrições de ocorrência do objeto direto anafórico no Português Brasileiro: gramática adulta e aquisição da linguagem. ReVEL, ed. Especial, n. 6, 2012. Disponível em: <http://www.revel.inf.br/files/caeb5315459fe2b37f2046bdd7d3c53c.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2017.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Ed.Companhia Editora Nacional, 1985.

CHOMSKY, N. Conditions on Transformations. In: Anderson, S.R. e P. Kiparsky (eds.), A Festschrift for Morris Halle, Holt, Reinehart and Winston, Inc., New York, 1973.

CYRINO, Sônia Maria Lazzarini. O objeto nulo no português do Brasil — um estudo sintáticodiacrônico. Londrina: Editora da UEL, 1994.

CYRINO, Sônia Maria Lazzarini. Observações sobre a mudança diacrônica no Português do Brasil: objeto nulo e clíticos. In: KATO, Mary A.; ROBERTS, Ian. (org.). Português Brasileiro: uma viagem diacrônica. 2.ed. Campinas: UNICAMP, 1996. p. 163-185)

CYRINO, Sônia Maria Lazzarini. O Objeto nulo no Português do Brasil. Londrina: UEL,1997.

CYRINO, Sônia Maria Lazzarini. “A categoria INFL no português brasileiro”. Estudos Linguísticos, n. XXVIII, p. 449-454, 1999.

CYRINO, Sônia Maria Lazzarini. “O objeto nulo no português do Brasil e no português de Portugal“, palestra proferida na 52ª Reunião Anual da SBPC - realizada na Universidade Federal de Brasília, em Brasília, DF, de 9 a 14 de julho de 2000, Simpósio “Sobre as diferenças entre o português europeu e o português do Brasil”.

CYRINO, Sônia Maria Lazzarino, Matos, Gabriela. Vp ellipsis. In: European and brazilian portuguese. Journal of Portuguese Linguistics, 1-2, p. 177-195, 2002.

CYRINO, Sônia Maria Lazzarini. Entrevista. Scripta, v. 20., n 38, p. 430-436, 1º sem.2016.

CYRINO, Sônia Maria Lazzarini; REICH, U. Uma visão integrada do objeto nulo no Português Brasileiro. In: Romanistisches Jahrbuch. Berlim/Nova Iorque: Walter de Gruyter, 2002. p.360-386.

GROLLA, Elaine. SILVA, Maria Cristina Figueiredo. Para Conhecer Aquisição da Linguagem. São Paulo: Contexto, 2014.

GUY, Gregory R.; ZILLES, Ana. Sociolingüística quantitativa: instrumental de análise. Parábola. São Paulo: Parábola, 2007.

HERMONT, Arabie Bezri. Aquisição de linguagem à luz da Teoria Gerativa. In: HERMONT, Arabie Bezri; XAVIER, Gláucia do Carmo (Org.). Gerativa: (inter)faces de uma teoria. 1. ed. Florianópolis: Beconn, 2014.

HERMONT, Arabie Bezri. MORATO, Rodrigo Altair. Aquisição de tempo e aspecto em condições normais e no déficit de aprendizagem. Revista Linguística/ Revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vol 10, n. 1, junho de 2014. Disponível em: .Acesso em: 10/12/2017.

LOPES, Ruth E. Vasconcellos. Aquisição da linguagem: novos modelos e velhas análises? Letras de Hoje. Porto Alegre, v. .38, n. 1, p.146-166, março, 2003.

LOPES, Ruth E. Vasconcellos; QUADROS, Ronice Muller. Traços semânticos na aquisição da linguagem: há efeitos de modalidade de língua? Revista da ABRALIN, vol.4, n. 1 e 2, p. 75-108. Campinas. São Paulo, dez. 2005.

LOPES, Ruth E. Vasconcellos. O que a aquisição inicial da sintaxe revela sobre parametrização? O caso de objetos e estruturas afins. Letras de Hoje. Porto Alegre, vol. 42, n.1, p. 77-96,março, 2007.

LOPES, Ruth E. Vasconcellos. Aquisição da linguagem: novas perspectivas a partir do programa minimalista. DELTA, n.17, p. 245-281, 2010.

LOPES, Ruth E. Vasconcellos. O experimental e o formal: um encontro de benefícios múltiplos. ReVEL, n. 6, 2012.

MATOS, M. G. A. P. Construções de Elipse de Predicado em Português - SV Nulo e Despojamento, tese de doutorado, Universidade de Lisboa, Portugal, 1992.

MORATO, Rodrigo A. e XAVIER, Gláucia do Carmo. Teoria Gerativa: uma introdução aos principais conceitos. In:HERMONT, Arabie Bezri; XAVIER, Gláucia do Carmo (Org.).

Gerativa: (inter)faces de uma teoria. 1. ed. Florianópolis: Beconn, 2014.

PUSKÁS, G; IHSANE, T. Specific is not definite. 2001. Disponível em: <http://www.unige.ch/letters/lingel/syntaxe/journal/2/3.pdf>. Acesso em: 10/12/2017.

RADFORD, Andrew. Minimalist Syntax. NY: Cambridge University Press, 2004.

Publicado
21-12-2018
Como Citar
Leoncio, A. L. B. (2018). O objeto nulo na aquisição da linguagem. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (33), 50-69. https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n33p50-69