A aquisição da linguagem por parte de crianças com Síndrome de Williams: Um estudo de caso sobre a compreensão de sentenças passivas

  • Kelcius Rodrigues Ferreira PUC Minas
Palavras-chave: Linguística, Aquisição da Linguagem

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de um estudo de caso que teve como foco a verificação da compreensão de sentenças passivas por parte de uma criança com a Síndrome de Williams, uma rara doença genética que revela, nas pessoas com essa condição, um perfil cognitivo, comportamental e comunicativo bastante peculiar. Através da aplicação de testes do tipo correspondência sentença-gravura, observou-se o desempenho de uma criança SW de 10 anos na compreensão destas estruturas em comparação ao de um grupo controle, formado por sujeitos com desenvolvimento típico. Os resultados obtidos revelam um desempenho significativamente inferior da criança SW na compreensão de sentenças passivas longas quando comparadas ao grupo controle, o que sugere que a sintaxe naquele sujeito não esteja intacta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelcius Rodrigues Ferreira, PUC Minas
Mestre em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas (2016/2017). Desenvolve pesquisa na área de Aquisição da Linguagem à luz da Teoria Gerativa. Possui especialização em Língua Brasileira de Sinais pela Faculdade Signorelli - FISIG (2013). É graduado em Letras-Inglês pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2002) e Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2005). Atualmente, é professor de língua inglesa no ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal do Maranhão - IFMA. Atua na área de Letras, com ênfase em língua inglesa e Libras e possui experiência em Administração Pública.

Referências

ARAVENA, C. Teresa et al . Síndrome de Williams: estudio clínico, citogenético, neurofisiológico y neuroanatómico. Rev. méd. Chile, Santiago , v. 130, n. 6, p. 631-637, 2002.

BELLO, A.; CAPIRCI, O.; VOLTERRA, V. Lexical production in children with Williams syndrome: spontaneous use of gesture in a naming task. Neuropysycol, 42(2), p. 201-13, 2004.

BELLUGI, U.; BIHRLE, A.; JERNIGAN, T.; TRAUNER, D.; DOHERTY, S. Neuropsychological, neurological and neuroanatomical profile of Williams syndrome. American Journal of Medical Genetics, v. 6, p. 115-125, 1990.

BELLUGI, U.; WANG, P. P; JERNIGAN, T. L. Williams syndrome: An unusual neuropsychological profile. In: S. Broman & J. Grafman (Eds.), Atypical cognitive deficits in developmental disorders: Implications for brain function. Hillsdale, NJ: Erlbaum, p. 23 – 56, 1994.

BELLUGI, U.; LAI, Z.; WANG, P. P. Language, communication, and neural systems in Williams syndrome. Mental Retardation and Developmental Disabilities Research Review, v. 3, 1997, p. 334–342.

BELLUGI, Ursula.; ADOLPHS, Ralph.; CASSADY, Jarrel C.; CHILES, M. Towards the neural basis for hypersociability in a genetic syndrome. Neuroreport., London, v. 10, n. 8, p. 1653-1657, 1999.

BELLUGI, Ursula.; LICHTENBERGER, Liz.; JONES, Wendy.; LAI, Zona; GEORGE, Marie St. The neurocognitive profile of Williams syndrome: a complex pattern of strengths and weaknesses. Journal of Cognitive Neuroscience, Cambridge, v. 1, p. 7-29, suppl. 12, 2000.

BORER, Hagit., & WEXLER, K. The maturation of syntax. In: ROEPER, T., & WILLIAMS, E. Parameter-setting and language acquisition. Dordrecht: Reidel, 1987.

CARRASCO, X.; CASTILHO, S.; AVARENA, T.; ROTHHAMMNER, P. Williams syndrome: pediatric, neurologic and cognitive development. Pediatric. Neurology., New York, v. 32, n. 3, p. 166-172, 2005.

CHOMSKY, Noam. Minimalist inquiries. In Martin, R., Michaels, D. and Uriagereka, J. (eds.). Step by step: Minimalist syntax in honor of Howard Lasnik, 3, 89-155. Cambridge, MIT Press, 2000.

CLAHSEN, H.; ALMAZAN, M. Syntax and morphology in Williams syndrome. Cognition, v. 68, p. 167–198, 1998.

COLLINS, Chris. A Smuggling Approach to the Passive in English, Syntax, 8.2, 81-120, 2005.

CORRÊA, Letícia Maria Sicuro; LIMA JÚNIOR, João Claudio; AUGUSTO, Marina R. A. A aquisição da linguagem por meio do processamento de informação das interfaces: sobre o processo de aquisição de passivas. Revista Scripta, [S.l.], v. 20, n. 38, p. 306-336, ago. 2016.

DEMUTH, K. Maturation, continuity and the acquisition of Sesotho passive. Language. V. 65, 1989, 56–80. Disponível em http://www.cog.brown.edu/people/demuth/articles/1989%20Demuth%20Passive.pdf. Acesso em: 05/07/2017.

FODOR, J. A. The Modularity of Mind. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 1983.

FORSTER, Renê Alberto Moritz da Silva e; VILLARINHO, Clara. Acessando a mente lingüística: metodologia experimental nos estudos com agramáticos. In: Marina R. A. Augusto; Tânia Shepherd; Zinda Vasconcellos. (Org.). Linguagem, Teoria, Análise e Aplicações. Rio de Janeiro: Letra Capital, v. 3, p. 172-181, 2008.

FOX, D.; GRODZINSKY, Y. Children’s passive: A view from the by-phrase. Linguistic Inquiry 29, 311-332, 1998.

FREITAS, Maria Cláudia de. Uma avaliação das habilidades linguísticas de portadores da síndrome de Williams. Dissertação de Mestrado, PUC-Rio, 2000.

GABRIEL, Rosângela. A aquisição das construções passivas em português e inglês: um estudo translinguístico. Tese (Doutorado em letras) – Faculdade de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2001. Disponível em http://hdl.handle.net/11624/413. Acesso em: 08/06/2016.

GORDON, P.; CHAFETZ, J. Verb-based versus class-based accounts of actionality effects in children’s comprehension of passives. Cognition, 36(3), 227–254, 1990.

HAUSER, Marc D.; CHOMSKY, Noam; FITCH, W. Tecumseh. The Faculty of Language: What is it, Who has it, and How did it evolve? SCIENCE , New York, v. 298, p. 1569-1579, nov. 2002.

HERMONT, Arabie Bezri. Evidências de pesquisas em aquisição e perda da linguagem para a compreensão da relação linguagem e cognição. Scripta (PUCMG), v. 14, p. 71-88, 2010.

HIRSCH, C.; WEXLER, K. Children’s passives and their resulting interpretation. In: K. U. Deen, J. Nomura, B. Schulz, & B. D. Schwartz (Eds.) The proceedings of the inaugural conference on generative approaches to language acquisition – North America, University of Connecticut Occasional Papers in Linguistics, vol. 4, p. 125–136, 2006.

KARMILOFF-SMITH, A.; GRANT, J.; BERTHOUD I.; DAVIES, M.; HOWLIN, P.; UDWIN, O. How intact is “intact”? Child Development, v. 68, p. 246-262, 1997.

KARMILOFF-SMITH, A.; TYLER, L. K.; VOICE, K.; SIMS, K.; UDWIN, O.; HOWLIN, P.; DAVIES, M. Linguistic dissociations in Williams syndrome: evaluating receptive syntax in on-line and off-line tasks. Neuropsychol., Oxford, v. 36, n. 4, p. 343-351,1998.

KELLY, J.R; BARR, E.S. The elfin facies syndrome. Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology, v. 140, p. 205-18, 1975.

KENEDY. Eduardo. Curso básico de linguística gerativa. SP: Ed. Contexto, 2013.

LIMA JUNIOR, J.C. Revisitando a aquisição de sentenças passivas do PB: uma investigação experimental com foco na compreensão. Dissertação de Mestrado, PUC-Rio, 2012.

LUNGUINHO, Marcus Vinicius da Silva. Verbos Auxiliares e a Sintaxe dos Domínios não-Finitos. Tese de Doutorado. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2011. doi:10.11606/T.8.2011.tde-19062012-134154. Acesso em: 28/06/2017.

MARATSOS, M.P.; FOX, D.E.; BECKER, J.A.; CHALKLEY, M.A. Semantic restrictions on children’s passives. Cognition, 19, p. 167-191, 1985.

MARATSOS, M.P.; KUCZAJ, S.A.; FOX, D.; BECKER, J.A.; CHALKLEY, M.A. Some empirical studies in the acquisition of transformational relations: Passives, negatives, and the past tense. In: COLLINS, W.A, editor. Children’s language and communications. Lawrence Erlbaum; Hillsdale, 1979.

MERVIS, C. B.; VELLEMAN, S. L. Children with Williams Syndrome: language, cognitive, and behavioral characteristics and their implications for intervention. Perspect Lang Learn Educ, v.18, n.3, p.98-107, 2011.

MORRIS, C. A. Introduction: Williams Syndrome. American Journal of Medical Genetics Part C: Seminars in Medical Genetics, v. 154, p. 203 -208, 2010.

PEROVIC, A.; WEXLER, K. Development of verbal passive in Williams syndrome. Journal of Speech, Language and Hearing Research, v. 53(5), p. 1294–1306, 2010.

PINKER, Steven. Words and rules: the ingredients of language. New York: Basic Books, 1999.

ROSSI, N. F.; PEREIRA, V. M.; PEROSA, G. B.; GOMES, T. C. G.;

GIULIANI, L. R.; SOUZA, D. H.; MORETTI-FERREIRA, D.; GIACHETI, C. M. Habilidades Psicolinguísticas Auditivas e Visuais na Síndrome de Williams-Beuren. In: XVII Congresso de Genética Clínica, 2005. Anais do XVII Congresso de Genética Clínica. Curitiba.

ROSSI, N. F.; FERREIRA, M. D.; GIACHETI, M. C. Genética e linguagem na síndrome de Williams-Beuren: uma condição neuro-cognitiva peculiar. Pró-Fono Revista de atualização Científica. Barueri, vol.18, n.3, 2006.

ROSSI, N.F.; MORETTI-FERREIRA, D.; GIACHETI, C.M. Perfil comunicativo de indivíduos com a Síndrome de Williams-Beuren/ Communicative profile of individuals with Williams-Beuren syndrome. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v.12, n.1, p.1-9, 2007.

SCHANER-WOLLES, C. Spared domain-specific cognitive capacities? Syntax and morphology in Williams syndrome and Down syndrome. In: S. Bartke & J. Siegmuller (Eds.), Williams syndrome across languages, Amsterdam: John Benjamins, 2004, p. 93–124.

SCHMITT, E.; ELIEZ, S.; WARSOFSKY, E.; BELLUGI, U.; REISS, A. Corpus callosum morphology of Williams syndrome: relation to genetics and behavior. Developmental Medicine & Child Neurology, v. 43, p. 155–9, 2001.

KELLY, V.; BRAINE, M. How does comprehension of passives develop? A comparison of

actional and experimental verbs. Journal of Child Language, 12, 455-470, 1985.

SUGAYAMA, S.M.M. Uso da análise de Fish para diagnóstico em 11 pacientes com síndrome de Williams-Beuren. J. Bras. Patol, v. 36(4), p. 263-6, 2000.

SUGAYAMA, S.M.M.; KIM, A.C.; GONZALEZ, C.H. Síndrome de Williams. Pediatria, v. 17(3), p. 105-07, 1995.

TEIXEIRA, Maria Cristina Triguero Veloz et al. Fenótipo comportamental e cognitivo de crianças e adolescentes com Síndrome de Williams-Beuren. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, v. 22(3), p. 215-20, jul-set. 2010.

UDWIN, O.; YULE, W.; MARTIN, N. Cognitive abilities and behavioral characteristics of children with idiopathic infantile hypercalcemia. J. Child. Psychol. Psychiatry., London, v. 28, n. 2, p. 297-309, mar. 1987.

UDWIN, O. A survey of adults with Williams syndrome and idiopathic infantile hypercalcaemia. Developmental Medicine and Child Neurology, v. 32, p. 129–141, 1990.

Publicado
21-12-2018
Como Citar
Ferreira, K. R. (2018). A aquisição da linguagem por parte de crianças com Síndrome de Williams: Um estudo de caso sobre a compreensão de sentenças passivas. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (33), 70-94. https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n33p70-94