DIREITO CIVIL À LUZ DA CONSTITUIÇÃO: ASPECTOS PRÁTICOS DA USUCAPIÃO ESPECIAL URBANA POR ABANDONO DO LAR - DOI 10.5752/P.2318-7999.2013v16n32p226

  • Rafael da Silva Santiago Universidade de Brasília - UnB
Palavras-chave: Usucapião familiar, Aplicação, Efeitos práticos

Resumo

O presente trabalho versa sobre os efeitos práticos da usucapião especial urbana por abandono do lar, um novo modo de aquisição da propriedade imobiliária inserido no Código Civil brasileiro em meados de 2011. Dessa forma, serão analisados todos os requisitos estabelecidos pelo aludido diploma legal para a sua caracterização, de modo a construir não apenas conclusões, mas, também, propostas para uma aplicação adequada do instituto na ordem jurídica nacional. Tudo isso à luz do conjunto de regras, princípios e valores constitucionais que delineiam tanto o Direito de Família quanto o Direito de Propriedade, a partir da compreensão do atual cenário do Direito Civil, marcado pela releitura de seus institutos à luz da Constituição da República, e do sentido da entidade familiar contemporânea, ambiente sobre o qual incidirão os efeitos práticos dessa forma de aquisição prescritiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael da Silva Santiago, Universidade de Brasília - UnB
Advogado do Núcleo de Prática Jurídica da Universidade de Brasília - NPJ/UnB. Mestrando em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília - UnB.
Publicado
23-12-2013