A CULTURA DO CUIDADO COMO EXCLUDENTE DA RELAÇÃO DE TRABALHO

Palavras-chave: Trabalho do cuidado, Patriarcado, Feminismo

Resumo

O texto desenvolve-se sobre as imbricações entre trabalho e gênero no contexto da sociedade patriarcal que insiste em manter, embora não revele, a desvalorização das profissões do cuidado (care). Através de pesquisa documental e análise qualitativa, partindo-se do reconhecimento da fundamentalidade do trabalho do cuidado, questiona-se a difícil superação da invisibilidade do trabalho feminino e a sua regulamentação em tempos de avanços tecnológicos capazes de mitigar o esforço e obliterar obrigações impostas ocultadas nas relações de trabalho entre os gêneros. Analisando casos concretos, bem como por meio de uma pesquisa bibliográfica, reconheceu-se a necessidade de absorção das propostas feministas no sentido de criar uma alternativa à estrutura patriarcal que perpetua a desigualdade socioeconômica que aqui se comprovou ser recepcionada pelo direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Teixeira Esteves, Faculdade de Direito de Recife (UFPE)

Professora de Direito na Faculdade de Direito do Recife/UFPE. PhD em Economia política no IRES/FRANCE. Integrante da Academia Pernambucana de Direito do Trabalho, Pesquisadora da Rede Nacional de Pesquisas e Estudos em Direito do Trabalho e Seguridade Social e líder do Grupo de Pesquisa/CNPQ Direito, Economia e Política.

Tieta Tenório de Andrade Bitu, Faculdade Professor Dirson Maciel de Barros - FADIMAB

Doutoranda e Mestra em Direito do Trabalho e Teoria Social Crítica pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora da Faculdade Professor Dirson Maciel de Barros - FADIMAB. Advogada. Integrante da Academia Pernambucana de Direito do Trabalho, Pesquisadora da Rede Nacional de Pesquisas e Estudos em Direito do Trabalho e Seguridade Social e do Grupo de Pesquisa/CNPQ Direito, Economia e Política.

Vitor Gomes Dantas Gurgel, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestrando em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco na linha de Direito do Trabalho e Teoria Social Crítica. Bolsista da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Integrante do Grupo de Pesquisa/CNPQ Direito, Economia e Política, ligado à Rede Nacional de Pesquisas e Estudos em Direito do Trabalho e Seguridade Social. Advogado.

Publicado
21-06-2021
Seção
Dossiê - O desafio do trabalho feminino e sua relação com o Direito