A PARTICIPAÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO E NAS RELAÇÕES DE CONSUMO:

contradições e desigualdades de gênero

Palavras-chave: Mulher, Mercado de Trabalho, Relações de Consumo, Discriminação de Gênero, Hipervulnerabilidade

Resumo

O presente artigo parte de uma transdisciplinaridade entre as relações laborais e de consumo, com referenciais da Sociologia, da Filosofia, do Direito, dentre outros. O objetivo é analisar a participação da mulher no mercado de trabalho, incluindo o trabalho doméstico ou reprodutivo – conforme o pensamento de Silvia Federici –, que sobrecarrega, majoritariamente, as mulheres, especialmente as negras. Neste particular, Federici revela a divisão sexual do trabalho que originou o trabalho reprodutivo designado às mulheres. Em seguimento, observa-se o trabalho assalariado, no qual a mulher também se encontra em desvantagem, tendo em vista a desigualdade salarial, de raça e gênero. Em relação à desigualdade salarial, destacam-se as limitações de ascensão da mulher na carreira, com o aparecimento dos conceitos de “teto de vidro” e “piso pegajoso”. Por fim, o trabalho aproxima as categorias laborais e as consumeristas, envolvendo desigualdades que se somam àquelas já mencionadas, bem como práticas abusivas e sexistas. O trabalho revela as desigualdades, contradições e discriminações, principalmente de gênero, que despontam no contraste entre os mercados de trabalho e de consumo em relação à mulher, trazendo à lume a reflexão acerca da sua hipervulnerabilidade. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica transdisciplinar, com a utilização de dados recentes.

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Biografia do Autor

Isabelle de Assunção Rodrigues, Universidade Federal do Pará

Mestranda em Direito pelo Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Pará (PPGD/UFPA). Bolsista CAPES – Código de Financiamento 001. Especialista em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Graduada em Direito pelo Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA). Pesquisadora integrante do grupo de pesquisa “Consumo e Cidadania” (CNPq). Advogada. E-mail: isabellerodrigues.adv@gmail.com.
O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.

Dennis Verbicaro Soares, Universidade Federal do Pará e Centro Universitário do Pará

Doutor em Direito pela Universidade de Salamanca (Espanha). Mestre em Direito pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Professor da Graduação e dos Programas de Pós-graduação em Direito Stricto Sensu da Universidade Federal do Pará e do Centro Universitário do Pará – CESUPA. Procurador do Estado do Pará. Advogado e Diretor do Brasilcon. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) “Consumo e Cidadania”. E-mail: dennis@verbicaro.adv.br.

Publicado
21-06-2021
Seção
Dossiê - O desafio do trabalho feminino e sua relação com o Direito